Current track

Title

Artist

Background

São Domingos: Embaixador da China entrega kits escolares a escola primária de Castelo Branco

Written by on 28/02/2019

O embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, entregou ontem, 27, à escola primária de Castelo Branco, Praia Baixo, em São Domingos, kits escolares que irão melhorar as condições educativas e de aprendizagem dos alunos.

Na ocasião, o delegado do Ministério de Educação em São Domingos, Wilson Moreno, agradeceu a Embaixada por esta iniciativa e disse esperar que os laços de amizade e cooperação sejam alargados e reforçados para o bem dos alunos.

“Nós escolhemos está escola porque está inserida nas comunidades mais pobres no concelho, que tem 25 escolas básicas, aproximadamente 2800 alunos, e cerca de 80 por cento (%) dessas escolas estão situadas nas zonas rurais onde as famílias têm um baixo nível socio-económico e pobreza extrema”, adiantou.

O embaixador chinês disse esperar que alunos façam bom uso dessas materiais escolares, lembrando que a educação é um factor “muito importante” para o desenvolvimento de Cabo Verde.

Du Xiaocong mostrou-se impressionado com o “empenho e engajamento” dos professores em fazer de tudo para que os alunos estudem e aprendem, apesar do estabelecimento educacional carecer de condições mínimas de aprendizagem.

“Espero que através deste tipo de doações podemos reforçar, ainda mais, a cooperação de amizade e bilateral entre os povos dos dois países, sendo que a cooperação entre China e Cabo Verde tem sido magnifica e muito frutífera, sobretudo a nível da educação”, considerou o diplomata para quem este gesto vai contribuir para melhorar as condições educativas nas escolas básicas do país.

Du Xiaocong prometeu que irá visitar outras escolas do concelho para se inteirar do grau de dificuldade de cada uma e ver como é que a Embaixada da China poderá ajudar.

Na ocasião, a directora Nacional de Educação, Sofia Figueiredo, agradeceu ao diplomata pelo “empenho e engajamento” da Embaixada no sector da educação, que tem contribuído para que os alunos estejam mais próximos das novas tecnologias e dos novos desafios.

Sofia Figueiredo referiu-se à relação de amizade entre Cabo Verde e China, estabelecida desde há longa data e a cooperação cada vez mais estreita, que abrange áreas estratégias para o desenvolvimento do país.

“O Ministério de Educação está a trabalhar no plano de reabilitação e construção das escolas a nível nacional com o apoio da Embaixada chinesa, mas, infelizmente, existem muitas escolas em situações degradadas e gritantes e, decidimos como prioridade máxima, as escolas que estavam em condições muito piores como aquelas com teto a cair, sem portas e janelas”, afirmou.

Por outro lado, avançou que este apoio é muito importante e constitui uma oportunidade de agradecer a empresa de tecnologia e engenharia chinesa que está em Cabo Verde a trabalhar no projecto de rede de acesso à Internet, que teve essa iniciativa social em apoiar com 100 kits escolares destinados aos alunos desta escola, mas também do Tarrafal e Calheta de São Miguel.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *