Current track

Title

Artist

Background

Afinal, qual é o horário ideal para beber café?

Written by on 07/03/2019

Investigador diz que pela manhã, entre 8h e 9h, pode não ser a melhor hora: já que neste horário ocorre o pico de produção do cortisol.

O café é a bebida mais consumida no mundo inteiro, só superado pela água. Muitos afirmam serem incapazes de começarem o dia antes de beberem uns goles, mas se é uma dessas pessoas, talvez a informação que se segue o faça mudar de ideias…

Steven Miller, doutorando em ciências da saúde da Universidade de Bethesada, nos Estados Unidos, estudou o ciclo circadiano, ou seja, o ciclo hormonal de 24 horas pelo qual o sono se guia. E, entre os dados apurados, o investigador concluiu que não se deve beber café logo de manhã. Sim, leu bem!

Miller descobriu que o cortisol, uma das hormonas que controla o ciclo circadiano e nos deixa em estado de alerta, atinge o pico de produção entre as 8h e 9h, o que significa que consumir cafeína nesse período é supérfluo: o corpo já está a produzir substâncias que o vão deixar acordado. E a cafeína, nesse caso, não tem efeito cumulativo: o cortisol diminui os efeitos energéticos do café e ainda faz com que seu corpo fique mais tolerante à substância.

A ideia, portanto, é coordenar o café com os horários em que o seu corpo não produz cortisol – isso seria entre as 9h30h e 11h30, 13h30 e 17h, 19h e 21h e 0h e 1h, mais ou menos.

A boa notícia é que se acorda super cedo e bebe uma ‘valente’ xícara de café até as 7h30, também está a beneficiar a 100% dos efeitos da cafeína, sem a interferência do cortisol.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *