Current track

Title

Artist

Background

Espécie de orca até agora desconhecida pode ter sido descoberta no Chile

Written by on 08/03/2019

Cientistas acreditam que pode ter sido resolvido mistério com década. Testes ADN poderão pôr fim às dúvidas.

Foi em janeiro que foi o espécime foi avistado mas só na quinta-feira é que a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), a agência norte-americana que se dedica ao estudo do clima e à vida aquática, deu conta de que poderemos estar perante uma descoberta capaz de resolver um mistério com décadas.

Em causa estão relatos ao longo dos anos que apontavam para uma possível espécie de orca – também conhecida como ‘baleia assassina’ -, distinta das orcas já conhecidas.

Uma equipa internacional de investigadores encontrou o grupo de cerca de duas dúzias de orcas nos mares a sul do Chile. Uma amostra de tecido foi enviada para análise ADN, para determinar se há traços genéticos distintos dos das orcas conhecidas.

Estas orcas terão alguns traços distintivos, nomeadamente nos olhos, para além de cabeças com um formato ligeiramente mais redondo dos que as demais, e de uma barbatana dorsal mais estreita e pontiaguda. Podem parecer apenas ligeiras diferenças mas poderão ser o suficiente para que estas orcas não consigam procriar com outras orcas diferentes, como realça a ABC.

Ainda assim, o traço distintivo que mais chamou a atenção – e que valeu tantos relatos nas últimas décadas – prende-se pelo padrão de caça.

Ao invés de caçarem mamíferos como focas, junto a praias (num movimento impressionante já bastas vezes captado em vídeo), estas orcas especializaram-se a apanhar peixes, nomeadamente peixes de dimensões já consideráveis, que já tinham sido capturados por redes de pescadores. 


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *