Current track

Title

Artist

Background

Santa Catarina: Máquina de gelo e câmara de frio de Rincão voltam a funcionar depois de quase dois anos

Written by on 21/03/2019

A máquina de produção de gelo e câmara de frio para a conservação do pescado da vila piscatória de Rincão, no concelho de Santa Catarina (ilha de Santiago), avariados há quase dois anos já estão a funcionar.

Os equipamentos de frio, que estavam em estado inoperacional causando constrangimentos aos pescadores e peixeiras, foram submetidos a reparação e manutenção no âmbito do projecto “Melhoramento das Infra-estruturas de Apoio à Pesca” financiado pelo Estado de Cabo Verde.

Para a directora-geral dos Recursos Marinhos do Ministério da Economia Marítima, Vera Gominho, este “esforço” do Governo em pôr os equipamentos de frio a funcionar, apesar da existência de uma frota artesanal na comunidade, deve-se ao facto de existir um número significativo de pescadores e peixeiras nesta zona cujas actividades estão dirigidas para o mar.

Esta responsável pediu a comunidade piscatória para preservar a unidade de transformação, para que ela possa cumprir a sua função que é de manter o pescado cada vez em melhores condições para que as vendedeiras e os pescadores possam oferecer sempre um produto de melhor qualidade para os consumidores.

A directora-geral dos Recursos Marinhos informou ainda os responsáveis pela gestão vão receber formações para que possam fazer uma gestão equiparada para que possam honrar com os seus compromissos, no que tange ao pagamento da água e energia e os funcionários.

O Governo, através do secretário do Estado Adjunto para Economia Marítima, Paulo Veiga, informou que a “breve trecho” vai ser colocado painel solar como forma de reduzir os custos com a energia, a manutenção dos equipamentos passa a ser regular e que ainda pretendem formar jovens locais para que a manutenção seja feita por um técnico local.

A mesma iniciativa abrange toda a região Santiago Norte, cujos equipamentos de frio vão ser reparados e pescadores e peixeiras vão ter apoios para desenvolverem as suas actividades.

Por sua vez, o presidente da Associação dos Pescadores e Peixeiras de Rincão, Vitorino Monteiro, mostrou-se satisfeito com a entrega dos equipamentos de frio, que segundo afirmou vão permitir a retoma da actividade pesqueira naquela vila piscatória.

O também pescador que pediu o engajamento de toda a comunidade na gestão da unidade, aproveitou ainda para pedir apoios em termos de materiais de pesca e motores para que possam fazer a pesca artesanal em melhores condições.

Na ocasião, foi assinado um contrato-programa entre a Câmara Municipal de Santa Catarina e a Direcção-Geral dos Recursos Marinhos para a implementação do projecto de desenvolvimento da pesca artesanal para pescadores e peixeiras de Rincão, num montante de 2.000 contos, com foco na aquisição de motores.

Estiveram ainda no acto da entrega dos equipamentos e assinatura do contrato-programa o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, José Alves Fernandes, e sua equipa e a comunidade de Rincão.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *