Current track

Title

Artist

Background

Quarteira celebra Dia da Mulher Cabo-verdiana com IV Encontro de Batucadeiras em Portugal

Written by on 23/03/2019

A cidade de Quarteira do município de Loulé recebe nos dias 30 e 31 de Março, o IV Encontro de Batucadeiras da diáspora em Portugal, um evento que visa celebrar o Dia Nacional da Mulher Cabo-verdiana.

Segundo uma nota informativa publicada no site oficial da Câmara Municipal de Loulé, trata-se de um encontro organizado pela Associação de Mulheres Cabo-Verdianas na diáspora em Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

Segundo avança a autarquia, o IV Encontro de Batucadeiras da Diáspora em Portugal é um dos momentos altos dessa celebração, salientando, que iniciativa visa a promoção do Batuque possibilitando o encontro de vários grupos de batucadeiras e a promoção do papel da Mulher na Cultura, na Religião e na Gastronomia

No dia 30, a homenagem a todas as cabo-verdianas acontece numa cerimónia no Hotel Dom José, a partir das 18h00, com muita música e também moda.

Já no dia 31, ajuntou a mesma fonte, as atividades decorrem na Igreja de S. Pedro do Mar onde, pelas 10h30, haverá uma missa crioula animada pelo Grupo Coral da Capelania Africana e com previsão de um almoço tradicional com cachupa e outros pratos típicos de Cabo Verde.

Ao longo da tarde decorrerão várias iniciativas integradas neste IV Encontro de Batucadeiras da Diáspora em Portugal, nomeadamente, atividade cultural, desfile de moda, atuação de grupos de batucadeiras, atuação da orquestra de batucadeiras, grupos de danças e atuação de artistas convidados.

O Batuque é um género musical, um património cultural e, também um género de dança de Cabo Verde. A expressão musical-coreográfica Batuque é encontrada na ilha de Santiago, com características padrão, desde o século XVIII, sendo provavelmente o género mais antigo de Cabo Verde, explica a edilidade.

O dia da Mulher Cabo-verdiana comemora-se anualmente a 27 de Março.

Fonte: Sapo.cv



Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *