Current track

Title

Artist

Background

Cabo Verde e Hungria assinam acordo geral de cooperação a nivel económico e técnico

Written by on 28/03/2019

Cabo Verde e Hungria assinam esta quinta-feira, na Praia, um acordo de cooperação a nível económico e técnico, no âmbito da visita de dois dias, 27 e 28, que o chefe do governo húngaro efectua ao arquipélago.

Segundo uma nota de imprensa, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, terá um encontro de trabalho com o seu homólogo húngaro Viktor Orbán e contará com a presença do vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, da Agricultura e Ambiente, Educação e da Cultura e das Indústrias Criativas.

Durante este encontro, serão rubricados quatro instrumentos jurídicos, nomeadamente, a carta de intenções relativa as negociações do acordo para evitar a dupla tributação e a prevenção da evasão fiscal em matéria de impostos sobre rendimento, acordo de promoção e protecção reciproca de investimentos e acordo sobre o estabelecimento de programa quadro para cooperação financeira.

Será assinado ainda, o acordo de linha de crédito de 35 milhões de euros (3,8 milhões de contos), disponibilizado pelo Governo húngaro para a mobilização e reutilização de água, bem como a apresentação do primeiro cônsul honorário de Cabo Verde na Hungria, Peter Vandor.

Durante a estada do primeiro-ministro húngaro no arquipélago, serão debatidos ainda questões ligadas a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo em conta que a Hungria é observador associado da organização.

Viktor Orbán, que chegou hoje a Cabo Verde acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio Externo, Péter Szijjárto, e vários assessores, foi recebido pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca e pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos.

Actualmente, Cabo Verde e Hungria têm uma cooperação no domínio educacional e cultural, onde o governo húngaro concede ao arquipélago 10 bolsas de estudo por ano, bem como uma assistência técnica para a implementação do método Kodaly no ensino da música.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *