Fladu Fla prepara peça “Chiquinho” em co-produção com grupo Chão de Oliva
Written by Crioula fm on 03/04/2019
A companhia de teatro Fladu Fla está a preparar uma peça adaptada da obra de Baltasar Lopes “Chiquinho”, com estreia marcada para outubro, em co-produção com o grupo de teatro Chão de Oliva de Sintra (Portugal).

A informação foi avançada hoje à Inforpress pela atriz Vandrea Monteiro, tendo informando que o grupo Fladu Fla e o de Chão de Oliva estabeleceram, em 2017, uma parceria e que, fruto desta união, o grupo de Sintra participou no Festival do Atlântico em Cabo Verde e ficou o compromisso de trabalharem numa co-produção.
Segundo a mesma fonte, a ideia inicial era trabalharem a peça “Menos Um”, mas a encenadora de Chã de Olívia, Suzana Gaspar, que esteve em Cabo Verde, em janeiro, propôs uma outra peça.
Isto, porque, avançou, a peça “Menos Um” já tem todos os atores compostos e inclusive já foi apresentada nos palcos de Cabo Verde, em Portugal no Festival de Preferências e em Macau.
“Suzana Gaspar já sabia de antemão que estávamos a preparar a peça ‘Chiquinho’ para este ano e disse, porque não trabalhamos nessa peça”, contou.
Os dois grupos estão, neste momento, a trabalhar no guião desta peça, que será apresentada na III edição do Festival Atlântico (Teatri), em outubro, realizado pela Companhia Fladu Fla.
“Temos o livro tão puro e cru e a partir do livro estamos a trabalhar todas as falas e as cenas. Tem nascido de um trabalho conjunto. É claro que a Suzana como encenadora foi-nos orientado, mas nós os atores estamos a criar a peça também com o apoio de Sabino Baessa”, sublinhou.
Sem avançar muitos detalhes, Vandrea Monteiro realçou que nesta peça vão ter o “Chiquinho muito presente, como criança e adulto”.
“Ainda estamos a definir se vamos retratar a história ‘Chiquinho’ em São Nicolau, quando ele foi para São Vicente, e ainda as mortes que houve, mas também estamos a trabalhar um pouco a memória. Vai ser uma coisa lindíssima”, frisou.
Para a atriz, a peça vai ser uma “grande homenagem” ao Baltasar Lopes, num ano em que completa 30 anos da sua morte.
“Chiquinho” é um romance de Baltasar Lopes da Silva, publicado em 1947 e está dividido em três partes: “Infância”, “São Vicente” e “As águas”.
O livro é dedicado à memória do filólogo Leite de Vasconcelos, professor do autor.
Fonte: Sapo.cv