Current track

Title

Artist

Background

Baleia-branca encontrada na costa norueguesa pode ser espiã russa

Written by on 30/04/2019

Biólogos acreditam que foi treinada por militares russos.

Pescadores noruegueses encontraram, na passada semana, uma baleia-branca a usar uma espécie de arnês repleto de câmaras. Especialistas da marinha viriam a afirmar depois que crêem que o animal terá sido treinado pelas forças militares russas.

Jorgen Ree Wiig, biólogo marinho disse à CNN que a “baleia parecia amistosa, mas os seus instintos” também o levam a crer que esta estaria “a pedir ajuda para se soltar do arreio”.

O cinto em causa, segundo o mesmo, parecia ter sido feito especialmente para o animal e possuía vários “suportes para câmaras GoPro”, enquanto os fechos de cada lado possuíam a inscrição ‘São Petersburgo’.

O biólogo acredita que a baleia virá de Murmansk, Rússia, e que terá sido treinada pela marinha russa, dado que já é conhecido o trabalho que os militares russos têm nesta área, nomeadamente no “treino de baleias para guardar bases navais, ajudar mergulhadores e encontrar material desaparecido”.

“Não há dúvidas de que é um animal treinado. É bastante evidente que a baleia está a sondar o barco e que se sente à vontade junto dele. A baleia vem com a cabeça à tona da água, abre a boca, o que sugere que está à espera de ser alimentada como recompensa”, afirma Martin Biuw, especialista em mamíferos marinhos do Instituto de Pesquisa Marinha da Noruega, após ver um vídeo do animal.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *