Current track

Title

Artist

Background

Ossos fortes e contra as insónias: Cinco beneficios de apanhar sol

Written by on 08/05/2019

Um dia de sol contribui para a melhoria do humor. Mas há muito mais benefícios que advém da exposição solar moderada.

Oritmo do sono, o combate às insónias, a produção de vitaminas e o fortalecimento dos ossos estão relacionados à exposição à luz natural, como explica a BBC.

Eis alguns benefícios de apanhar sol:

1 – A luz controla o ritmo circadiano

O corpo humano é regulado por ciclos de 24 horas que refletem o tempo que a Terra leva para dar a volta ao seu próprio eixo.

Isso é conhecido como ritmo circadiano e afeta o nosso corpo – desde como dormimos até à libertação de certas hormonas.

Ou seja, o organismo responde significativamente à luz. Constituindo um importante sinal que dá ignição a uma grande variedade de funções biológicas no corpo humano.

2 – A luz ajuda-nos a dormir e a acordar

O sono está entre as funções biológicas que a luz ajuda a iniciar. Permitindo que o cérebro saiba que os sistemas que geram o estado de vigília estão ativos. Da mesma forma, quando começa a anoitecer, o corpo começa a libertar melatonina, a substância química que nos ajuda a dormir.

3 – A luz pode ajudar-nos a combater as insónias

Nós sabemos que o tipo de luz azul emitida pelos computadores, tablets e telemóveis podem impedir o corpo de libetrar as hormonas do sono que são necessárias para adormecer.

Novas orientações de autoridades de saúde afirmam que devemos passar um período longe dos ecrãs antes de ir para a cama. E que estes aparelhos devem ficar fora do quarto.

Matthew Walker, um neurocientista que se dedica a pesquisar o sono, concorda com essa recomendação. E diz que “a luz do dia é fundamental para regular os padrões diários de sono”.

Se tem um estilo de vida noturno e sente dificuldade em adormecer à noite, saiba que apenas uma hora de exposição ao sol da manhã dará um impulso ao cérebro e ao corpo na hora certa. Ou seja, irá sentir-se mais sonolento quando for dormir.

4 – A luz afeta o humor

A luz também funciona como um gatilho para mudanças no cérebro, que nos fazem sentir mais felizes.

Quando o corpo reconhece a luz solar, que chega ao cérebro por meio do nervo ótico, aumentam os níveis de serotonina (uma substância química que gera bem-estar).

Por outro lado, quem está exposto a pouca luz do sol – como pessoas que trabalham durante a noite – podem sofrer de algum tipo de depressão.

Em regiões mais distantes do Equador, onde as durações do dia e da noite variam de acordo com as estações, ocorre com grande frequência a condição mental relacionada com dias mais curtos: Desordem Afetiva Sazonal (SAD).

Pessoas com SAD desenvolvem sintomas depressivos quando os dias encurtam, mas melhoram em estações com mais luz.

5 – Luz do sol mantém os ossos fortes

Necessitamos de vitamina D para que os nossos corpos absorvam cálcio e fosfato dos alimentos – ambos minerais são cruciais para ossos, dentes e músculos. Já uma deficiência de vitamina D pode produzir ossos fracos e deformações no esqueleto.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *