Current track

Title

Artist

Background

Ilha do Sal: Biosfera 1 constitui júri nacional para avaliação da praia de Santa Maria

Written by on 24/05/2019

A Biosfera 1 constituiu ontem, 23, o júri nacional para avaliação da praia de Santa Maria, no Sal, durante o 1º workshop nacional de apresentação do Projeto Bandeira Azul Cabo Verde, visando a implementação do programa na ilha.

A constituição do júri nacional para avaliação da praia de Santa Maria, sítio-piloto de implementação do programa, foi conseguida depois de dois dias de intenso trabalho, num dos hotéis da cidade turística de Santa Maria, onde participaram representantes de instituições públicas e privadas e/ou não governamentais.

Só para citar alguns, fazem parte do júri o Ministério da Economia Marítima, a Polícia Nacional, o IMP, o Ministério da Saúde, da Educação, a Câmara Municipal do Sal, enquanto promotora principal do projeto, entre outros.

“Saímos daqui com um júri base constituído, júri base porque algumas instituições não puderam estar presentes, mas poderão ainda fazer parte desse grupo”, disse Tommy Melo, presidente da Associação para a Defesa do Meio Ambiente – Biosfera 1.

Tommy Melo manifestou-se satisfeito porque os dois objetivos principais, isto é, o da constituição do júri, e o outro de esclarecimento dos critérios de candidatura ao programa Bandeira Azul da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), foram atingidos.

“Durante esses dois dias de grande trabalho, todos estiveram muito envolvidos, com muita vontade, realmente, de fazer progredir esses programas em Cabo Verde. Penso que será um futuro risonho para o país, e para todos que usufruem do nosso ambiente”, disse, prognosticando o hastear da Bandeira Azul na Praia de Santa Maria dentro de três anos, desde que todas instituições se evolvam, “de facto” nesse processo.

Todavia, há uma longa caminhada a percorrer, devendo-se seguir 33 critérios, que abrangem segundo este responsável, quase todos os ministérios.

Tommy Melo aponta que durante este ano de 2019, deverão ser realizados alguns estudos de análise de falhas, financeiros, entre reuniões a nível de acessória de ministérios, para que os conhecimentos possam também chegar a eles.

A Bandeira Azul (BA) é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental a praias (marítimas e fluviais) e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental.

As praias e marinas distinguidas ficam autorizadas a ostentar a bandeira oferecida pela FEE durante a época balnear.

A Biosfera 1 – Associação para a Defesa do Meio Ambiente é, desde Dezembro de 2017, membro oficial e operador nacional dos programas da FEE em Cabo Verde.



Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *