Current track

Title

Artist

Background

Porto Novo: Alcoolismo é um fenómeno que está a causar problemas sérios e graves neste municipio

Written by on 27/05/2019

O presidente da câmara do Porto Novo alertou, sexta-feira, para o facto de o fenómeno de alcoolismo estar a causar “problemas muito sérios e graves” neste município, onde, também, já existe “alguma prática” a nível de toxicodependência.

Aníbal Fonseca, que falava na apresentação do livro “A toxicodependência é uma doença tratável – Como e onde se tratar”, da autoria de José Luís Vaz, disse conhecer “alguma prática” em termos de consumo de drogas, com o surgimento de casos de toxicodependentes, neste concelho, onde “a maior preocupação” se coloca com relação ao alcoolismo.

Tratar-se de um fenómeno que, a seu ver, que está a originar “problemas sérios e graves”, sobretudo no seio dos jovens.

Para o edil porto-novense, o livro em apreço traz um tema de actualidade em Cabo Verde e constitui “um contributo para os jovens se orientarem e se enveredarem pelo bom caminho”.

A apresentação do livro esteve a cargo do pároco do Porto Novo, frei José Pires, que referiu-se às drogas, inclusive o álcool, como sendo “um dos maiores problemas sociais da sociedade actual”.

Neste livro, segundo ainda José Pires, o autor traz “um testemunho da sua vida” como ex-toxicodependente, explicando “de forma clara a sua vivência” como pessoa que conseguiu se libertar das amarras das drogas.

O alcoolismo é já considerado um dos principais problemas de saúde pública em Santo Antão, ilha onde os problemas derivados do consumo abusivo do álcool representam 20 por cento (%) dos internamentos nas estruturas de saúde.

Em Cabo Verde, onde o consumo do álcool por pessoa anda à volta dos 20 litros por ano, são registados, em média, 63 óbitos por ano, devido ao alcoolismo.

Na ilha de Santo Antão, o consumo por pessoa estima-se em 17 litros/ano, com o ponche a figurar-se como sendo a bebida mais consumida, seguido pelo grogue e o vinho.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *