Petroleiro terá sido atingido por torpedo no golfo de Omã

Written by on 13/06/2019

Um grupo britânico de segurança marítima alertou hoje para um incidente não especificado no golfo de Omã, pedindo “extrema cautela” para evitar tensões entre Washington e Teerão perante a visita do primeiro-ministro japonês ao Irão.

Segundo a Associated Press, a comunicação social iraniana indicou, sem mostrar provas, que houve uma explosão na área que atingiu petroleiros. Já a imprensa britânica alega que um petroleiro terá sido atingido por um torpedo. 

O grupo de operações marítimas do Reino Unido, administrado pela Marinha Britânica, deu o alerta, mas indicando apenas que estaria a investigar o caso.

Um porta-voz da Marinha, Joshua Frei, indicou que o seu comando estava “ciente” de um incidente relatado na área, mas sem especificar.

“Estamos a trabalhar para obter detalhes”, acrescentou à Associated Press.

As autoridades dos Emirados recusaram-se para já a comentar a situação.

As coordenadas fornecidas sobre o incidente pelo grupo do Reino Unido situam-se a cerca de 45 quilómetros da costa iraniana.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, iniciou na quarta-feira uma visita de dois dias ao Irão, numa altura em que Teerão e Washington assistem a uma escalada de tensão política e militar, tornando o tema um dos pontos centrais das conversas que tem desenvolvido com Hassan Rohani.

A visita de Abe é a primeira de um chefe de Governo japonês desde a revolução islâmica de 1979 e a primeira de um líder de um país do G7 desde que o Presidente norte-americano, Donald Trump, se retirou do acordo nuclear.

O Japão é um importante aliado dos Estados Unidos da América e tem um histórico de relações comerciais com o Irão muito profundo, o que torna este país um potencial mediador do conflito entre aqueles dois países.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist

Background

LEITE CREMOSO BROLI

Pa um Dia cheio di  ENERGIA 
100% Leti puro di vaca di Holanda 
UM PRODUTO IMPORTEX