Current track

Title

Artist

Background

Rara formação de nuvens em onda apareceu nos céus dos EUA. Ora veja

Written by on 25/06/2019

As nuvens estavam dispostas como se se tratassem de ondas do mar.

Uma rara formação de nuvens que apareceu nos céus de Smith Mountain Lake, no estado norte-americano da Virgínia, deixou os habitantes locais em perfeita admiração. As imagens partilhadas nas redes sociais demonstram nuvens que parecem ondas do mar e tornaram-se de imediato virais.

Trata-se de um fenómeno natural chamado ondas de Kelvin-Helmholtz, que raramente se forma em dias ventosos ou instáveis, apenas quando as condições estão ideais.

O Serviço Meteorológico norte-americano, consultado pela CNN, explicou que se tratam de “ondas verticais no ar associadas com o cisalhamento do vento que passa em regiões estatisticamente estáveis”. O cisalhamento ou gradiente de vento é um fenómeno meteorológico em que há uma rápida variação da direção e/ou velocidade da corrente do vento.

Ou seja, as diferentes camadas da atmosfera têm diferentes velocidade de vento, o que faz com que as nuvens apanhadas nessas mudanças aparentem ser ondas altas a rebentar. Se a temperatura e a humidade estiverem no ponto também isso pode manter-se algum tempo.

Amy Christie Hunter, a responsável pela partilha da fotografia no Facebook, acompanha a imagem a dizer que a enviou para uma estação de televisão local e o meteorologista lhe explicou que se tratam de “nuvens muito raras e que normalmente não são assim tão bem definidas”.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *