Porto Novo/Tarrafal de Monte Trigo: Operadores acreditam que cultivo do inhame está a transformar-se num produto turistico

Written by on 08/07/2019

O cultivo do inhame no Tarrafal de Monte Trigo, Porto Novo, está a transformar-se num produto turístico, a avaliar pelo interesse que este inovador sistema de produção, adoptado pelos agricultores, está a suscitar no seio dos turistas.

Tarrafal de Monte Trigo, considerado o maior produtor do inhame (colocasia esculenta) em Cabo Verde, com uma produção à volta de 700 toneladas/ano, dispõe de um dos mais inovadores sistema de cultivo deste produto, que tem atraído a atenção dos visitantes que chegam a Tarrafal de Monte Trigo.

Alguns operadores turísticos locais, abordados pela Inforpress, acreditam que está-se perante um potencial produto turístico que pode contribuir para diversificar a oferta turística em Santo Antão.

A cultura do inhame no Tarrafal de Monte Trigo, que faz-se a partir de sistemas impermeáveis, que permitem a irrigação dos diversos canteiros sem desperdício de água, foi, também, realçada pelo centro do turismo do Porto Novo, como sendo mais um atractivo que este concelho pode oferecer aos visitantes.

“Tarrafal de Monte Trigo tem um dos mais importantes sistemas de cultivo do inhame do país, em canteiros criados no leito da ribeira, com um sistema impermeável, permitindo que água circule entre os canteiros, regando as culturas sem muito desperdício”, explica o posto do turismo do Porto Novo, inaugurando em Marco, apostado em promover este município, como destino turístico.

O modelo de cultivo de inhame no Tarrafal de Monte Trigo diferencia dos métodos utilizados em 

outros vales irrigados em Santo Antão, que passam pela “drenagem permanente da água que tende a circular, livremente, até onde consiga “chegar”, de montante à jusante”, explicou um técnico do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA).

Os agricultores antevêem “boas perspectivas” para esta cultura, apesar de dificuldades de mercado, graças a projectos financiados pelo MAA e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, que têm permitido alargar a área de cultivo e o aumento da produção.

Segundo um estudo, publicado em Março, sobre o perfile de turistas que procuram Santo Antão, Tarrafal de Monte Trigo,  Fontainhas, Ponta do Sol e Vale do Paul são as localidades que mais interesse suscita dos visitantes

Fonte: Sapo.cv


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist

Background

LEITE CREMOSO BROLI

Pa um Dia cheio di  ENERGIA 
100% Leti puro di vaca di Holanda 
UM PRODUTO IMPORTEX