São Vicente: Policia Nacional coloca em marcha operação Baía das Gatas com “fiscalização intensiva” e “tolerância zero”

Written by on 09/08/2019

A Polícia Nacional arranca a partir desta sexta-feira, no Mindelo, com o plano do festival Baía das Gatas, que vai basear-se numa “fiscalização intensiva” e “tolerância zero”, assegurou o comandante do corpo de intervenção.

A “Operação Baía das Gatas”, que arranca às 15:00 desta sexta-feira e com término às 8:00 de segunda-feira (12), incidirá, segundo Madelino da Luz, sobre as vertentes de ordem pública e trânsito, tendo em conta sempre a “intensa movimentação” de pessoas e veículos, que irão circular na via cidade do Mindelo-Baía das Gatas e vice-versa.

Assim, durante este final de semana, 09, 10 e 11, as autoridades policiais pretendem colocar em marcha o plano, apoiado por um posto na estância balnear e ainda equipas no terreno quer na praia, quer nas vias de acesso.

“Durante estes três dias, a polícia estará permanentemente no terreno para assegurar que tudo corra da melhor forma”, assegurou este responsável, adiantando “fiscalização intensiva” e “tolerância zero”, principalmente sobre os condutores, que podem cair em “excessos” devido a nova estrada de acesso à Baía, inaugurada recentemente.

Neste sentido, as autoridades prometem, conforme o comandante do corpo de intervenção, “mão dura” sobre os condutores que não respeitarem as regras de trânsito, como de limites de velocidade, uso de telemóvel e de bebidas alcoólicas, e ainda sobre aqueles que não estiverem com o seguro automóvel em dia, que agora podem sofrer coimas a partir dos 30 mil escudos.

Todo um trabalho, que estará a ser feito, ajuntou, na prevenção, para que não ocorram “males maiores” e que vai ser assegurado por todo efectivo da Polícia Nacional em São Vicente, constituída por 235 elementos e ainda apoiado pelas Forças Armadas e elementos da segurança privada.

Mesmo assim, as autoridades, segundo a mesma fonte, não vão descurar da segurança no centro da cidade, que continuará com a “rotina diária” das esquadras e ainda piquetes de serviço.

Madelino da Luz chama a atenção, por outro lado, à população para que colabore , assegurando os seus pertences no centro da cidade e em Baía das Gatas, mas “contando sempre” com o apoio da equipa policial.

A 35ª edição do Festival Internacional de Música da Baía das Gatas, na vertente cultural, é inaugurada esta sexta-feira pelo trio de vozes cabo-verdianas formado por Cremilda Medina/Djocy Santos/Ceuzany, de acordo com o alinhamento divulgado pela organização.

O mais antigo festival de música de Cabo Verde, que este ano rende homenagem aos mindelenses, reúne um leque diversificado de músicos e bandas do país e do estrangeiro, e, para o primeiro dia, estão ainda previstas as actuações da banda Tabanka Djazz (Guiné-Bissau), do reggae-man Ky-Mani Marley (Jamaica) e, para fechar o dia, a brasileira Ludmila.

No sábado, Vasco Martins é o primeiro a subir ao palco, seguido de uma animação pelo Grupo de Carnaval de São Vicente e ainda Grace Évora, Beto Dias, Suzana Lubrano, Deejay Telio (Angola) e Davido (Nigéria).
Para domingo, 11, terceiro e último dia do festival, o alinhamento prevê abertura com o grupo Hip Hop Skils Muviment (Cabo Verde), seguido de Yasmin (Portugal), Loony Johnson, Ricky Man e, a fechar, a banda portuguesa Wet Bed Gang.



Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *



Current track

Title

Artist

Background

LEITE CREMOSO BROLI

Pa um Dia cheio di  ENERGIA 
100% Leti puro di vaca di Holanda 
UM PRODUTO IMPORTEX