Current track

Title

Artist

Background

Tem menos de 30 anos? Hábitos que causam o aumento de cancro nos jovens

Written by on 23/10/2019

Comportamentos prejudiciais para a saúde têm provocado o aumento exponencial da taxa de tumores entre adultos nascidos nos anos 1990.

De acordo com estimativas do Centro Internacional para Pesquisa do Cancro (IARC), instituição internacional subordinada à Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2018 terão sido feitos mais de 18 milhões de diagnósticos de cancro no mundo, um aumento de 28% se considerado o levantamento anterior, de 2012, que indicava 14 milhões de casos.

Divulgado em setembro do ano passado pela entidade, o relatório revela dados baseados numa análise da população por género, indicando que um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres no mundo desenvolverá algum tipo de tumor maligno durante a vida.

Perante este cenário potencialmente catastrófico, a IARC saliente que é preciso ter em atenção a relação perigosa entre hábitos pouco saudáveis da nova geração e o potencial aumento nos índices de tumores entre o grupo de pessoas formado por aqueles que atualmente têm menos de 30 anos.

Causas de aparecimento de cancro em jovens

“Sedentarismo, um maior consumo de carne vermelha, fast food, comida processada, álcool e tabagismo são hábitos comuns entre os jovens que podem trazer malefícios à saúde”, afirma Andrey Soares, oncologista clínico do Centro Paulista de Oncologia, no Brasil, à publicação Ativo Saúde.

O especialista aponta para a necessidade de adotar uma dieta equilibrada, fazer atividade física regularmente, não fumar e limitar o consumo de álcool.

Além de reduzir o risco de tumores, essas alternativas também afastam doenças como obesidade, diabetes e hipertensão.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *