Current track

Title

Artist

Background

Lider do PAICV diz que indicação da morna para Património Imaterial da Humanidade é um “ganho” para o pais

Written by on 18/11/2019

A líder do PAICV (oposição) disse que já é um “ganho” o facto de a comissão de peritos da UNESCO se ter pronunciado positivamente sobre a possibilidade de a morna ser considerada Património Imaterial da Humanidade.

“É uma grande conquista. Todos nós devemos estar orgulhosos pelas conquistas de Cabo Verde. Estas conquistas devem unir a nação e devem ser celebradas por todos”, afirmou a presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição).

Em declarações à Inforpress, a dirigente partidária assegurou que o país estará a “torcer e esperar a consagração” da morna como Património Imaterial da Humanidade.

Há uma semana o ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, anunciou na sua página do Facebook que o comité técnico dos peritos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura  (UNESCO) aprovou o dossiê da morna a Património da Humanidade.

De acordo a mesma publicação do ministro,  a decisão será ratificada em Dezembro, na Colômbia, mas a Nação “já pode celebrar porque a morna já é Património Imaterial da Humanidade.”

No entanto, fonte oficial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) comentou, em entrevista à Lusa, que a classificação da morna como Património Imaterial da Humanidade tem apenas uma indicação positiva prévia.

A decisão final pertence ao Comité Intergovernamental de salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade, um órgão independente que se vai reunir em Bogotá, Colômbia, entre 8 e 14 de Dezembro de 2019, referiu a fonte.

Fonte: Sapo.cv



Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *