WhatsApp baniu mais de 400 mil contas durante as eleições brasileiras

Written by on 21/11/2019

Dado que a empresa não consegue aceder a conteúdos de mensagens, decidiu olhar para o comportamento dos utilizadores para saber se contribuíram para a desinformação que se fez sentir durante o processo eleitoral.

OWhatsApp revelou ter banido mais de 400 mil contas durante a campanha eleitoral do Brasil de 2018, nomeadamente entre o período entre 15 de agosto e 28 de outubro. O motivo? A partilha de notícias falsas e desinformação que se fez sentir na app de mensagens.

A decisão de banir utilizadores foi tomada pelo WhatsApp devido ao respetivo comportamento, que aponta para a possibilidade de terem ajudado a partilhar desinformação durante a campanha. Dado que o WhatsApp não consegue aceder ao conteúdo das mensagens – que é encriptado – a empresa decidiu olhar para os utilizadores que durante este período partilharam mensagens em massa.

O The Guardian adianta ainda a partir de um estudo que a maioria das notícias falsas terá sido em favor de Jair Bolsonaro, que viria a vencer as eleições contra Fernando Haddad. De acordo com este estudo 42% das notícias a favor de Bolsonaro continha informações falsas, ao passo que apenas 3% das notícias a favor de Haddad tinham dados falsos.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *



Current track

Title

Artist

Background

LEITE CREMOSO BROLI

Pa um Dia cheio di  ENERGIA 
100% Leti puro di vaca di Holanda 
UM PRODUTO IMPORTEX