Current track

Title

Artist

Background

Ministro da Saúde promete reforçar serviços no setor para garantir acesso a todos os cidadãos

Written by on 18/12/2019

O ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, disse ontem, 17, que vai continuar a reforçar serviços no sector para garantir o acesso a todos os cidadãos, destacando “ganhos importantes” num país com “muitas dificuldades”.

O governante falava à Inforpress, na cidade da Praia, à margem da realização da festa de Natal dos doentes do Hospital Agostinho Neto (HAN), com o objectivo de irrigar os que estão “sofrendo” com “amor, fé e confiança”, na esperança de uma “rápida recuperação”.

“Vamos continuar com aquilo que vem sendo feito na melhoria da atenção. Comparativamente a 2015, o número de cirurgias realizadas nas estruturas de saúde praticamente aumentou em 70%”, exemplificou, indicando que em 2015 foram realizadas cerca de 9.600 cirurgias e mais de 15.000 em 2018.

Garantiu, por outro lado, que foram realizadas “mais consultas e houve a redução do tempo de espera”, configurando-se em “ganhos importantes” num país com um sistema de saúde que ainda tem “muitas vulnerabilidades”.

Neste sentido, Arlindo do Rosário transmitiu que a aposta continua para reforçar o caminho no sentido de melhorar e reforçar, tendo “sempre em preocupação” que é necessário atender a saúde “lá onde existe um cabo-verdiano”.

“Temos que ter essa preocupação de melhorar o acesso e a equidade nos serviços da saúde” reconheceu, apontando várias estratégias, nomeadamente o reforço dos cuidados primários da saúde baseado numa atenção de “proximidade”, assim como medidas de prevenção e melhor seguimento das doenças.

Conforme o governante, Cabo Verde está a seguir a tendência mundial do aumento das doenças crónicas não transmissíveis, daí a necessidade de melhorar e reforçar as capacidades de resposta, através de mais equipamentos, reforço dos recursos humanos e mais medicamentos.

“Se nós conseguirmos um envolvimento da população, entender a responsabilidade que cada cidadão tem pela sua saúde e diminuir os riscos, diminuiremos as necessidades do tratamento, que é muito mais caro por exigir recursos muito mais complexos”, demonstrou.

Aproveitando a festa de Natal, o governante transmitiu aos doentes no HAN uma mensagem de “rápida recuperação”, desejando que o tratamento seja feito da “melhor forma possível”, num tempo “mais justo”.

Por sua vez, o presidente do conselho de administração do HAN, Júlio Andrade, considerou que a festa de Natal com os doentes é um “importante” momento para convívio com as pessoas em tratamento, uma vez que não poderão celebrar em casa com as suas famílias.

“Para nós é importante porque a questão da humanização é relevante na situação de cuidados da saúde”, admitiu, acrescentando que os doentes precisam do conforto espiritual.

Júlio Andrade assegurou que 2019 foi um “ano muito bom” para a instituição que dirige devido às várias realizações, parcerias e requalificação dos espaços, mas, indicou por outro lado, que os principais desafios para próximo ano têm a ver com a renovação dos equipamentos, que, no seu entender, estão descontinuados.

Reconheceu, também, que são necessárias intervenções no banco de urgência dos adultos, bem como no bloco operatório e nos serviços de imagiologia.

O menino Daniel dos Santos, que se encontra internado no hospital da Praia, manifestou-se satisfeito com a festa de Natal, almejando uma rápida recuperação para regressar para sua casa.

Aproveitou para enviar uma mensagem de coragem e “rápidas melhoras” a todos os doentes no país.

Fonte: Sapo.cv



Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *