Current track

Title

Artist

Background

Abusou? Os cinco melhores alimentos para curar a ressaca

Written by on 01/01/2020

A ressaca é nada mais nada menos do que a reação do corpo quando ingerimos álcool em demasia.

Os sintomas incluem fadiga, náusea, dores de cabeça, sensibilidade à luz, desidratação e tonturas que podem durar por várias horas (e até um dia inteiro).

As pesquisas científicas acerca da ressaca são limitadas, e o processo exato por trás do fenómeno ainda é pouco entendido. Todavia, pensa-se que o corpo experiencia várias respostas hormonais e imunitárias durante esse período de convalescença. 

Apesar de ainda não existir uma cura para a ressaca, o facto é que existem vários alimentos que ajudam a aliviar os sintomas, como dá a conhecer a publicação Healthline.

1. Banana

O álcool bloqueia a produção da hormona que ajuda a reter água no organismo, o que leva à desidratação e perda de eletrólitos, tais como potássio e sódio.

A banana é uma fruta especialmente rica em potássio capaz de reabastecer o corpo. Em média uma banana contém 12% da dose diária recomendada desse nutriente.

2. Ovos

Os ovos são ricos em cisteína, um aminoácido que o corpo usa para produzir o antioxidante glutationa.

Ingerir álcool diminui o armazenamento de glutationa no corpo. Sem este antioxidante o organismo não tem tempo para decompor os subprodutos tóxicos do álcool que entram no metabolismo.

3. Mel

Devido ao seu alto teor em frutose, o mel ajuda a atenuar os sintomas característicos da ressaca. Dependendo do tipo, o mel contém entre 34,8% a 39,8% de frutose.

Vários estudos apontam que a frutose ajuda a ‘limpar’ mais rapidamente o álcool do organismo.

Um estudo em específico que incluiu uma amostra de 50 adultos apurou que a frutose tem o poder de eliminar o álcool do corpo em cerca de 32,4%.

4. Bolachas de água e sal

As bolachas de água e sal estão repletas de carboidratos de rápida ação que aumentam de imediato os níveis de açúcar no sangue durante a ressaca, podendo desta forma aliviar os sintomas de mal estar.

Quando o fígado está a processar o álcool, deixa de se focar em regular o açúcar presente na corrente sanguínea. E é por isso que beber em excesso pode provocar quebras de tensão, especialmente em pessoas que sofrem de diabetes.

Cinco bolachas de água e sal (cerca de 30 gramas) contêm aproximadamente 22 gramas de hidratos de carbono.

5. Frutos secos

Devido ao seu alto teor de magnésio, os frutos secos são uma ótima opção para combater a ressaca.

Beber grandes quantidades de álcool pode esgotar as reservas de magnésio das células. Como tal, reabastecer os níveis de magnésio pode ajudar a aliviar os sintomas.

Uma chávena de café de amêndoas (cerca de 71 gramas) reune 50% da dose diária recomendada de magnésio.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *