Current track

Title

Artist

Background

Popular medicamento para a diabetes pode conter substâncias cancerigenas

Written by on 01/01/2020

A metmorfina que é comummente prescrita pelos médicos para tratar a diabetes tipo 2, pode conter níveis perigosos do carcinógeno N-nitrosodimetilamina (NDMA).

Apresença de NDMA já levou anteriormente à retirada do fármaco das farmácias em vários países, de acordo com o jornal britânico The Sun.

Especificamente, autoridades de saúde em Singapura ordenaram que fosse banida a venda de três tipos de fármacos de metmorfina após ter sido descoberto que “continham vestígios” de NDMA, níveis estes “considerados como estando acima dos valores internacionais recomendados”.

“Continuar como de costume”

No Reino Unido, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) afirma que está a avaliar os riscos da toma do fármaco.

Um porta-voz da agência disse ao The Sun: “recomendo que os pacientes continuem a tomar metmorfina como de costume”.

“O risco dos indivíduos com diabetes não prosseguirem com o tratamento prescrito pelo médico excedem quaisquer efeitos secundários relativos à presença de baixas quantidades de NDMA na metmorfina”.

Assegurando: “a metmorfina está disponível na Europa e fora do continente, e como tal a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e outras agências reguladoras estão a trabalhar arduamente para discernir se há ou não causa para alarme. E certamente que em breve irão emitir um parecer científico à comunidade médica, que saberá então se a metmorfina comercializada apresenta riscos para a saúde ou não”.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *