Current track

Title

Artist

Background

Fogo: Plano regional dos residuos sólidos urbanos é o passo para resolução definitiva do lixo, diz Jorge Nogueira

Written by on 03/02/2020

A aprovação e implementação do plano regional dos resíduos sólidos urbanos é o passo para a resolução definitiva do problema de lixo a nível da ilha do Fogo, admitiu Jorge Nogueira.

Os resíduos sólidos urbanos constituem um dos grandes problemas dos três municípios da ilha, com lixeiras a céu aberto e sem qualquer tratamento, que não seja a compactação e cobertura com terra, disse o presidente da Câmara de São Filipe, para quem é necessário, num trabalho de cooperação e parceria com Governo, ter planos para resolução definitiva desta questão.

Segundo o autarca, o plano regional de resíduos vai ser colocado em consulta pública nos próximos dias para, posterior aprovação e implementação, visando a resolução definitiva do problema do lixo nos três municípios, observado que a curto prazo passa por um aterro melhorado que evoluirá para um aterro sanitário no horizonte 2035.

Para o Jorge Nogueira, são problemas urgentes que estão a ser trabalhados para ainda neste mandato das câmaras, ter definitivamente resolvida a questão, e espera contar com todos os sectores da sociedade civil na sensibilização da população.

Com relação ao Parque Natural do Fogo, Jorge Nogueira disse que as autoridades estão conscientes da sua riqueza e originalidade, mas precisa de mais recursos para melhorar a conservação e preservação para que o destino turístico existente seja explorado de forma racional, sustentável e dentro das disponibilidades.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *