Current track

Title

Artist

Background

Como seria se ouvissemos o Sol? O som seria “extraordinariamente alto”

Written by on 07/02/2020

O som não se propaga no vácuo do Espaço mas dificilmente aguentaria se as leis da física o permitissem.

É uma questão que dificilmente lhe surgiu no seu dia-a-dia mas já pensou como seria se conseguisse ouvir o Sol? A pergunta foi colocada numa publicação no Reddit e, surpreendentemente, um especialista em heliofísica do Departamento de Estudos Espaciais do Instituto de Investigação de Southwest, nos EUA, Craig DeForest, decidiu responder.

“O Sol é extraordinariamente alto”, respondeu DeForest, indicando que – o que ouviríamos caso as leis da física o permitissem e o som se propagasse no vácuo do Espaço – seria um som ensurdecedor resultante dos processos contínuos de plasma superaquecido.

“Têm de imaginar algo do tamanho do [estado] do Texas a surgir por baixo da superfície, a queimar e a afundar-se, tudo no espaço de cinco minutos. É um processo extraordinariamente violento – criaria uma quantidade tremenda de som”, diz a Discover Magazine.

Para dar uma ideia do tipo de som e volume que seria ouvido, DeForest comparou o som que o Sol faria com “dez mil Terras cobertas de sirenes de polícia, todas aos berros”.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *