Current track

Title

Artist

Background

Ulisses Correia e Silva reeleito presidente do MpD com 58,4%dos votos válidos

Written by on 10/02/2020

O candidato a sua própria sucessão na liderança do Movimento para Democracia (MpD, poder), Ulisses Correia e Silva, foi reeleito presidente do partido com uma taxa de participação de 58,4% de votantes nas eleições internas de domingo.

Em declaração à imprensa, o presidente de Gabinete de Apoio do Processo Eleitoral (GAPE), Mário Fernandes, afirmou que os dados avançados  são provisórios e que a votação para a escolha do presidente e dos delegados à Convenção aconteceu a nível nacional e na diáspora.

Conforme avançou, no universo de 31 mil inscritos, 18.100 militantes exercerem seu direito de voto, legitimando assim Ulisses Correia e Silva como líder do MpD, cargo que ocupa desde 2013.

“No universo de 31 mil inscritos votaram no presidente 18.250 militantes sendo que 18.100 corresponde aos votos válidos e uma participação daqueles que participaram de 99%, votos brancos 45 e votos nulo 105”, revelou, indicando entretanto, que a taxa de abstenção foi de 41,6%.

Para os delegados a convenção, indicou, no universo de 31 mil inscritos votaram 18.250 militantes mas que 17.900 foram considerados votos válidos alcançando assim 98%, de participação.

Com esta votação, segundo o presidente da GAPE, foram escolhidos a nível nacional 270 delegados e 30 da diáspora.

Mário Fernandes considerou que a participação dos militantes na escolha do presidente do partido foi “muito boa”.

Questionado se a taxa de abstenção não é alta para o partido, afirmou que não, uma vez que se trata de eleição com um único candidato.

“A taxa não é alta se levarmos em conta que se trata apenas de um candidato, quando se vai as eleições e se tem uma participação de 58,4 é uma boa participação em qualquer parte do mundo”, realçou.

Ulisses Correia e Silva, de 57 anos, lidera o Governo cabo-verdiano desde 2016 e é presidente do MpD desde Junho de 2013.

Já ocupou os cargos de presidente da Câmara Municipal da Praia, secretário de Estado das Finanças e ministro das Finanças.

Na eleição em 2013, substituindo Carlos Veiga, o também chefe do Governo cabo-verdiano foi candidato único e eleito com 98% dos votos expressos.

Três anos depois, também como único candidato, Ulisses Correia e Silva é reeleito com 99% dos votos dos cerca de 30 mil militantes inscritos.

Fonte: Sapo.cv


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *