Current track

Title

Artist

Background

Santo Antão: Formação em Técnicas Industriais de Transformação e Conservação de Pescado encerrado hoje na Ribeira Grande

Written by on 13/02/2020

Um grupo de pescadores e peixeiras do concelho da Ribeira Grande vão receber hoje os seus diplomas, no final de uma formação em Técnicas Industriais de Transformação e Conservação de Pescado.

Nesta acção de formação participaram 33 formandos, cinco pescadores e 28 peixeiras, das comunidades piscatórias da Ponta do Sol e de Cruzinha, e decorreu no Centro de Formação em Transformação Agro-alimentar de Afonso Martinho.

Trata-se de uma acção implementada pelo Centro de Emprego e Formação Profissional de Santo Antão, em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande (CMRG) e a Delegação do Instituto do Mar (IMAR, antigo INDP) na Ribeira Grande, ministrada por um formador deste Instituto.

Durante esta acção de formação, os participantes aprenderam a confeccionar hambúrguer de peixe, chouriço de peixe, salame de peixe, mortadela de peixe e peixe fumado, as novidades que vão sair dessa formação patrocinada pela Câmara Municipal da Ribeira Grande e certificada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Trata-se de uma forma de agregar valor ao pescado e de evitar o desperdício nos períodos de grande captura, em que a oferta costuma ser maior do que a procura e, segundo o presidente da Associação dos Pescadores e Peixeiras da Ponta do Sol, José Sousa Nascimento, tem grande importância para os operadores do sector.

O formador Walter Tavares disse à Inforpress que a maior exigência é no que toca aos cuidados a ter com a higiene e com a qualidade do pescado, que deve manter-se desde a captura até a transformação dessa matéria-prima.

Fonte: Sapo.cv


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *