Current track

Title

Artist

Background

Brava: Ilha pode ter sinais experimentas da TDT ainda este mês, segundo edil

Written by on 04/03/2020

O presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, adiantou hoje que a ilha pode ter sinais experimentais da Televisão Digital Terrestre (TDT) ainda no mês de Março.

Esta informação foi avançada à Inforpress, em modo de balanço da visita do ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, que esteve na ilha acompanhado do presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, da directora do Património Imaterial, Sandra Mascarenhas, do PCA e do administrador executivo da Cabo Verde Broadcast, Luís Ramos e Carlos Silva, respectivamente.

O edil fez um “balanço muito positivo” da visita do governante, acrescentando que somente recebeu “boas novas” e dos encontros e visitas realizadas aos projectos em andamento, a avaliação da equipa foi de “muita satisfação”.

Segundo a mesma fonte, iniciaram o dia com uma visita de trabalho à câmara municipal, onde foram apresentados mais detalhes sobre o projecto da musealização da Casa Museu Eugénio Tavares, em Nova Sintra.

Acrescentou ainda que as perspectivas futuras para o espaço, que neste momento se encontra em obras, é “transformá-lo realmente” numa Casa Museu, replicando os mobiliários da época de Eugénio Tavares e criar um centro interpretativo e de investigação em memória ao patrono da morna.

Sobre o auditório municipal, Francisco Tavares realçou que o governante deixou o compromisso de enviar todos os assentos, assim como a garantia de que até o final do mandato o ministério vai financiar os equipamentos de som e iluminação.

A autarquia comprometeu-se em dar utilidade ao espaço e transformá-lo num “espaço vivo”, de ensaios, oficinas de outras artes e shows.

Salientou que houve espaço para falar da reabilitação e recuperação da própria casa de Eugénio Tavares, em Aguada, enquadrada no eixo IV Reabilitação do Património Histórico, Cultural e Religioso do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), onde anteriormente a própria autarquia tinha sugerido que a aplicação do valor fosse feita na reabilitação da escola centenária Sena Barcelos, devido a dificuldades financeiras.

Entretanto, precisou que o projecto do Ministério vai “mais além”, no sentido de reabilitar a própria casa em Aguada, trabalho que vai ser feito depois da Casa Museu Eugénio.

Adiantou que o projecto da reabilitação da escola vai ficar para outra altura ou para um projecto do próprio ministério da Educação.

Mais, no âmbito da área da comunicação, realçou que visitaram as obras de instalação das emissões do TDT na Brava, que vai ter duas instalações, num investimento superior a 10 mil contos, cujos equipamentos já se encontram na ilha e na parte final da fase da montagem.

Houve também um encontro com artistas e pessoas ligadas à cultura, onde Francisco Tavares informou que o ministro fez uma resenha do que tem sido feito por todo o país.

De acordo como autarca, Abraão Vicente foi confrontado com algumas inquietações e deixou as respostas, além de lhes informar como podem concorrer e aceder aos apoios e financiamentos do ministério.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *