Current track

Title

Artist

Background

Covid-19: Escolas europeias de Bruxelas encerram portas

Written by on 12/03/2020

As quatro Escolas Europeias de Bruxelas, que acolhem sobretudo filhos de funcionários das instituições da União Europeia, decidiram encerrar as portas a partir da próxima segunda-feira, como medida de prevenção face ao surto de Covid-19.

Numa comunicação hoje dirigida aos pais dos alunos, a que a Lusa teve acesso, a instituição que alberga cerca de 13 mil alunos distribuídos pelas quatro escolas e diversas secções linguísticas — entre as quais a portuguesa, instalada na Escola Europeia II da capital belga — indica que as aulas presenciais estão suspensas a partir de 16 março e pelo menos até 29 de março, e os estabelecimentos encerrados.

A Escola Europeia aponta que “esta decisão não foi tomada de ânimo leve”, mas sim “após vários dias de consultas intensas com a Comissão Europeia e o gabinete do secretário-geral”, sendo hoje comunicada, três dias antes da sua entrada em vigor, “de modo a que as escolas e as famílias possam ter o tempo de se organizar tanto quanto possível face a este encerramento”.

Sublinhando que não será permitido o acesso às instalações, a instituição de ensino dá conta da intenção de organizar aulas à distância, “para garantir uma continuidade pedagógica”, sendo solicitado aos alunos que levem para casa todo o material pedagógico necessário.

O surto de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 125 mil pessoas, com casos registados em cerca de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados. Na Bélgica, há 399 casos confirmados e três vítimas mortais.

A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 12.000 infetados e pelo menos 827 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *