Current track

Title

Artist

Background

Cuidado. Há uma app sobre a Covid-19 que lhe ‘rapta’ o telemóvel

Written by on 18/03/2020

O alerta foi dado pelo Centro Nacional de Cibersegurança.

Numa altura em que a comunidade está preocupada com o surto de Covid-19 e procura estar informada sobre todos os desenvolvimento em torno da doença, não admira que haja quem procure tirar partido da situação para levar a cabo os seus esquemas. Parece que esse é o caso da Covid-19 Tracker, uma aplicação gratuita que tem sido partilhada nas rede scoiais e que, afinal, não passa de um esquema de ‘ransomware’.

É este o aviso emitido na página de Twitter do Centro Nacional de Cibersegurança (CNC), que indica que os utilizadores de smartphones não devem instalar a app. De notar que a app está disponível apenas através de um site e não está presente nas lojas virtuais da Google e da Apple, algo que deve servir de aviso logo no ponto de partida.

Mas o que faz propriamente esta aplicação? “O utilizador é convidado a fazer o ‘download’ do Covid-19 Tracker fora da loja Google Play. Após a sua instalação, o ‘malware’ [software malicioso] bloqueia o dispositivo e exige um resgate de cerca de 100 dólares em ‘bitcoin’”, explica o CNC no ‘tweet’ (abaixo).

São deixados ainda alguns conselhos para evitar ser vítima deste tipo de esquemas, nomeadamente evitar instalar apps de outras lojas que não a Play Store do Android e a App Store do iOS e manter-se atualizado através de fontes credíveis como a Direção Geral de Saúde e a Organização Mundial de Saúde.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *