Current track

Title

Artist

Background

Diáspora: Cabo-verdiano assume cargo de vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada

Written by on 18/03/2020

O cabo-verdiano Paulo Renato Mendes, 44 anos, assume o cargo de vereador na Câmara Municipal de Ponta Delgada, nos Açores, Portugal, por um período de dois anos.

Paulo Renato Mendes, que integrava a lista do PSD/Açores nas eleições autárquicas de 2017, assumiu em Março a função de vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada na sequência da suspensão do mandato do presidente José Bolieiro que vai se dedicar em exclusivo às próximas eleições regionais de Outubro.

Este sociólogo e fundador da empresa Competir Cabo Verde assumiu desde o dia 11 do corrente mês, o pelouro de Desenvolvimento Social, Educação, Juventude, Desporto, Inovação, Empreendedorismo, Modernização Administrativa, Qualidade e Tecnologias de Informação.

“É com um inquebrável compromisso com o interesse e futuro colectivo, entusiasmo, humildade e responsabilidade que assumo essas funções. Estarei totalmente à disposição para, em conjunto com os meus colegas e de toda a equipa camarária, continuar a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para uma cidade de Ponta Delgada cada vez melhor”, comprometeu-se.

Segundo Paulo Mendes, o país vive um momento “muito complexo e delicado”, por isso a prioridade deverá estar nas pessoas para que “nunca deixem cair a esperança de que vão conseguir ultrapassar essa crise”.

Paulo Renato Andrade Mendes nasceu na cidade da Praia em 1976 e desde 1997 está a residir nos Açores, altura em que deixou o país para fazer os seus estudos universitários.

É licenciado em Sociologia, pós-graduado em Ciências Sociais e doutorando em Sociologia.

Em Cabo Verde foi presidente da direcção da Associação Juvenil Black Panthers, um dos fundadores da Federação Cabo-verdiana de Juventude (FNJ) e fundador e presidente do Conselho de Juventude da Praia (CJP).

Em Portugal fundou, em 2003, a Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA) e presidiu à sua direcção até 2016.

Foi ainda um dos fundadores e coordenador da Plataformas das Estruturas Representativas das Comunidades de Imigrantes em Portugal.

A nível profissional, Paulo Mendes fundou o UnOffice – PDl Business & Cowork Center, o primeiro espaço de Coworking nos Açores, é também fundador e director da Competir Açores – Formação e Serviços e da Competir Cabo Verde – Formação e Serviços.

Em 2008 foi distinguido pela Fundação Calouste Gulbenkian com o prémio “Imigrante Empreendedor do Ano”.

Em termos literários publicou em 2012 o livro “Ponte Insular Atlântica – A Comunidade Cabo-Verdiana nos Açores”.

Fonte: Sapo.cv


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *