Current track

Title

Artist

Background

Conselho de Concertação Social analisa medidas de mitigação de impacto da Covid-19

Written by on 24/03/2020

O Conselho de Concertação Social vai hoje, 24, discutir e analisar as medidas de mitigação de impacto da Covid-19 em Cabo Verde.

O impacto económico da pandemia do novo coronavírus, Covid-19, é sentido a nível global, e num país como Cabo Verde, com um “peso importante” da indústria do turismo na economia, segundo uma nota do Governo, esse impacto é pronunciado, a nível macroeconómico e a nível micro, nas empresas.

É com base nisto que o Governo está a trabalhar, auscultando as organizações empresariais e as centrais sindicais, um pacote de medidas de natureza fiscal, financeira e laboral, informou.

Durante esta reunião de concertação social, que terá lugar na Cidade da Praia, o primeiro-ministro vai apresentar um conjunto de medidas de mitigação e de apoio às empresas e à protecção dos trabalhadores que irão impactar as finanças públicas e a segurança social, imprescindíveis para evitar uma “espiral incontrolável” e ainda maior da crise.

Por estes motivos, segundo uma publicação, nas redes sociais, do ministro das Finanças, Olavo Correia, o Orçamento Rectificativo vai ser necessário para que o Estado continue a honrar com os seus compromissos para com as famílias e, num plano paralelo, para com a manutenção da vitalidade da economia de Cabo Verde e da cadeia de produção.

O Orçamento Rectificativo, que será apresentado ao Parlamento até Junho, sublinhou, visa modificar o Orçamento do Estado inicialmente aprovado, em caso de necessidade de introdução de alterações que ultrapassam as competências do Governo.

“Haverá brevemente (esperemos) um final desta crise de saúde pública e social, e até lá, teremos que ter preparadas as bases de relançamento da nossa economia. O trabalho tem que ser feito de agora. É crucial que não percamos tempo”, observou.

A reunião presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, acontece no Salão de Banquetes do Palácio do Governo, pelas 09:30, com a apresentação e discussão sobre os cenários e as medidas de mitigação de impacto da Covid-19, entre outros pontos, na ordem do dia.

O Conselho de Concertação Social é composto por mais de 19 membros, entre representantes dos trabalhadores, das entidades empregadoras e do Estado.

Fonte: Sapo.cv


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *