Current track

Title

Artist

Background

Depois das mensagens de ódio, surgem palavras e bilhetes de agradecimento

Written by on 17/04/2020

Mensagens como estas são a ser amplamente elogiadas e partilhadas para que sirvam de exemplo

Se há dias muitos ficaram chocados com as mensagens que algumas pessoas deixaram aos seus vizinhos médicos ou enfermeiros, pedindo-lhes para se manterem distantes, agora há quem surpreenda pela positiva.

As notícias chegavam de França e também de Espanha. Havia pessoas a pedir aos seus vizinhos, que se vêem obrigados a continuar a trabalhar nesta altura, a manterem-se longe para não infetarem os vizinhos. Havia mesmo quem tivesse escrito no carro de uma médica ‘rato contagioso‘.

Muitos condenaram os atos e surgem agora uns quantos que querem inverter a situação.

Enfermeiros de várias partes de Espanha estão a partilhar as mensagens que receberam e que mostram o agradecimento pelo seu esforço.


Rafa recebeu uma mensagem dos vizinhos que lhe agradecem muito pelo seu trabalho. Em resposta, Rafa diz que tem os melhores vizinhos do mundo. Já no País Basco, um grupo de vizinhos decidiu agradecer a todos os médicos e enfermeiros que vivem na sua comunidade.

“Nesta comunidade, vivem pessoas que trabalham na Osakidetza [instituição responsável pelo sistema público de saúde da comunidade autónoma do País Basco], e nós sentimos muito orgulho neles”, pode ler-se.

Outros vão ainda mais longe e colocam-se à disposição de uma das suas vizinhas, que trabalha num hospital, para lhe fazer compras ou até para lhe limpar casa. “Basta pedires”, escrevem.

Esto se merece compartirlo ️ pic.twitter.com/Ig1t6vTozJ— Rosa (@lalunaesrosa) April 15, 2020

Mensagens como estas são a ser amplamente elogiadas e partilhadas para que sirvam de exemplo aos que têm veiculado mensagens de ódio contra os que se mantêm na linha da frente do combate à Covid-19.

Recorde-se que a polícia nacional espanhola fez saber que as ameaças ou infrações anónimas são “denunciáveis e passíveis de ação” porque se enquadram na categoria dos crimes de ódio.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *