Current track

Title

Artist

Background

Estado de Emergência: CCS a favor do prolongamento, mas defende que podia “ir um bocadinho mais longe”

Written by on 17/04/2020

O presidente da Câmara de Comércio de Sotavento (CCS) disse hoje que é a favor do prolongamento do estado de emergência, ressalvando que nas ilhas onde não há nenhum caso positivo de coronavírus a medida podia “ir um bocadinho mais longe”.

“Nós estamos absolutamente de acordo coma medida tomada pelo Presidente da República, mas nas ilhas onde não há nenhum caso positivo teríamos que ir um bocadinho mais longe”, constatou Jorge Spencer Lima em declarações à Inforpress.

O responsável propôs, no entanto, o confinamento obrigatório das nove da noite à seis da manhã, para acompanhar com a medida de distanciamento e outras preconizadas pelo Ministério da Saúde.

“Enquanto nós não resolvermos o problema de coronavírus em Cabo Verde, não podemos dar ao luxo de continuar de um lado para outro, portanto vamos continuar fechados até que a situação fique absolutamente controlada”, indicou.

O Presidente da República prorrogou esta quinta-feira, 16, o estado de emergência nacional com diferenciação de ilhas – as com casos distintos e as sem casos – depois de o País ter já cumprido os primeiros 20 dias desta medida constitucional devido à pandemia de covid-19.

Nas ilhas da Boa Vista, Santiago e São Vicente, o estado de emergência vigorará das 00:00 do dia 18 de Abril até às 24:00 de 02 de Maio, ao passo que nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Sal, Maio, Fogo e Brava a duração será de apenas nove dias, até às 24:00 de 26 de Abril.

Cabo Verde conta 56 casos positivos da covid-19, sendo 51 na ilha da Boa Vista, quatro na cidade da Praia e um na ilha de São Vicente.

Dos casos confirmados, registou-se um óbito, um cidadão inglês de 62 anos que se encontrava de férias na ilha, e um doente recuperado.

Segundo um balanço da agência AFP, do dia 15, baseado em dados oficiais dos países, a pandemia do novo coronavírus já matou 131.639 pessoas e infectou mais de dois milhões em todo o mundo desde Dezembro.

Os dados recolhidos até às 19:00 GMT (18:00 de Cabo Verde) pela agência noticiosa francesa, 2.033.620 de casos de infecção foram oficialmente diagnosticados em 193 países e territórios desde o início da epidemia, em Dezembro passado, na China.

Fonte: Sapo.cv


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *