Current track

Title

Artist

Background

Autoridades: Estádio Nacional está a ser preparado para acolher pessoas infectadas com Covid-19

Written by on 04/05/2020

O Estádio Nacional é um dos espaços já identificados para colocar pessoas infectadas com o novo coronavírus, tendo em conta o evoluir da situação no concelho da Praia, que já conta com um total de 103 casos.

A informação foi avançada este domingo, 03, pelo director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Barreto, que na conferência de imprensa de balanço da situação da pandemia da covid-19, indicou para além da residencial da Escola de Hotelaria e Turismo, que vem recebendo doentes há mais de uma semana, foram identificados mais dois novos espaços, para evitar a ruptura da capacidade para isolamento dos doentes.

“Mais dois espaços foram identificados, antecipando a situação que nós temos neste momento. Portanto, não esperar que a capacidade se esgote para aí sim procurar novos espaços. Já estão identificados, já começaram, penso eu, até a receber pessoas”, disse apontando para o Estádio Nacional e para um outro espaço cedido pela Cruz Vermelha.

Jorge Barreto adiantou, igualmente, que se tudo correr bem algumas pessoas infectadas na cidade da Praia vão começar a realizar testes de controlo e que dependendo dos resultados poderão essas pessoas ter alta, libertando espaços para acolhimento de novos infectados, já que conforme indicou “provavelmente” haverão novos casos positivos.

“Convém dizer que esta é a situação por enquanto. Mas também já tínhamos dito que está a ser analisada a possibilidade de muito em breve haver outras medidas diferentes do isolamento em estruturas identificadas pelas autoridades ou em estruturas hospitalares ou estruturas de saúde, conforme evoluir a situação epidemiologista”, disse.

Nas últimas 24 horas foram registados mais 13 novos casos de covid-19 todos do concelho da Praia, num um rol de 96 amostras analisadas, sendo 49 da Praia, 27 da Boa Vista, 12 de Santa Catarina (Santiago), sete de São Vicente um de São Nicolau.

Segundo Jorge Barreto, dos 13 casos positivos todos da cidade da Praia, quatro foram amostras recebidas no dia 29 de Abril, oito do dia 30 e uma recebida no dia 01 de Maio. Do total dos casos 61,5% são do sexo feminino e 23% tem idade igual ou superior a 65 anos.

Com esses novos casos, Cabo Verde passa a contar com 165 casos de covid-19, sendo 106 na ilha de Santiago, dos quais 103 no concelho da Praia, representando 64% da totalidade dos casos.

Nas últimas 24 horas foram registados três casos suspeitos, sendo um de Santa Catarina, um de São Vicente um de Boa Vista.

Quanto às amostras pendentes caíram de 227 para 198, sendo que 149 são da Praia, duas de Santa Catarina, sete do Tarrafal, um de São Lourenço dos Órgãos (Santiago), cinco de São Filipe (Fogo) e 34 da Boa Vista.

Um total de 128 pessoas está em isolamento, sendo 102 na Praia, dois no concelho de Tarrafal, um em São Vicente e 23 na Boa Vista, registou nas últimas 24 horas 15 altas de pessoas que tiveram resultados negativos nos testes de controlo.

De acordo com dados apresentados hoje mais de 400 pessoas continuam ainda em quarentena na sua maioria na cidade da Praia (307). Em Santa Catarina estão 18 pessoas, no Tarrafal 54, em São Lourenço de Órgãos 25 em São Filipe (Fogo) cinco e 23 em São Vicente.

Com as 15 que tiveram alta hoje eleva-se para 30 o número dos recuperados na ilha da Boa Vista, que se junta a mais um na Praia e outros dois em São Vicente, totalizando 33 recuperados em Cabo Verde.

O país mantem as duas mortes, um cidadão inglês de 62 anos que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e uma senhora de mais de 90 anos do concelho da Praia.

Fonte: Sapo.cv


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *