Current track

Title

Artist

Background

Covid-19: Primeiro teste a bebé da mãe com covid-19 deu negativo

Written by on 04/06/2020

O director nacional da Saúde, Artur Correia, garantiu esta quarta-feira, 03, que a bebé que nasceu da mulher infectada com covid-19 “está bem” e que o primeiro teste ao recém-nascido deu negativo.

A informação foi avançada na tarde desta quarta-feira, por este responsável da saúde, na habitual conferência de imprensa para fazer a actualização da situação epidemiológica no país sobre o novo coronavírus.

Segundo avançou Artur Correia, a mãe e a criança do sexo masculino estão de “óptimas de saúde” e que já foi feito o primeiro teste à criança e o resultado foi negativo, mas será repetido para reconfirmar.

O director nacional de saúde adiantou que depois de se registar os primeiros casos positivos no Sal, a ilha foi reforçada com 11 técnicos de saúde que irão apoiar nas acções de investigações e gestão de casos.

Explicou que essa equipa é constituída por dois médicos, sete enfermeiros gerais, um técnico de laboratório e um de estatística, que irão juntar-se aos profissionais de saúde existentes ali para dar respostas às demandas dessa situação e permitir que a ilha funcione normalmente perante a pandemia da covid-19 na ilha.

Entretanto, assegurou que durante as actividades vão ser feitos junto dos contactos directos dos casos positivos e que os dois mil testes rápidos serão massificados nas comunidades, sobretudo nas mais vulneráveis.

Por outro lado, revelou que uma equipa do laboratório de virologia da Praia já se encontra em São Vicente, para formar os técnicos e permitir que a ilha possa ter ainda no decorrer desta semana a sua autonomia a nível da realização dos testes PCR-2 (Teste para detecção de coronavírus).

Avançou que os dados de hoje indicam para seis casos suspeitos, sendo um na Praia, um no Sal e quatro no Tarrafal de Santiago e 11 casos positivos da covid-19, todos da capital do país.

“Temos 232 doentes internados, dos quais 223 na praia, quatro no Sal, um no Tarrafal, um em São Vicente, três em e Santa Cruz, e 238 pacientes recuperados”, referiu o responsável da Saúde que adiantou que 986 pessoas continuam em quarentena e que neste momento Cabo Verde tem 234 doentes activos.

Entretanto adiantou que o estudo de seroprevalência para conhecer a circulação do novo coronavírus no país será apresentado esta sexta-feira na praia.

Cabo Verde registou hoje mais 11 casos de covid-19 na cidade da praia, totalizando 477 o número de infectados, e tem 238 recuperados e cinco óbitos.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 380 mil mortos e infectou quase 6,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,7 milhões de doentes foram considerados curados.

Fonte: Sapo.cv


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *