Current track

Title

Artist

Background

Covid-19: Júlio Lopes roga jovens a cumprirem medidas de combate ao novo coronavírus

Written by on 12/06/2020

O presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, lançou um apelo aos jovens no para acatarem as medidas de combate ao novo coronavírus, causador da covid-19, de forma a evitar o alastramento do vírus.

O autarca fez este apelo no acto da entrega e apresentação pública de uma nova ambulância,  que vem reforçar os serviços da Protecção Civil e Bombeiros, na ilha, de forma a responder com “maior celeridade” às demandas da população perante a problemática da pandemia provocada pela covid-19.

“A vitória dessa luta contra o novo coronavírus está nas mãos de cada um de nós, porque o vírus não anda, não voa e nem rasteja. O inimigo é o próximo, cada um de nós poderá levar o vírus a outrem. Por isso, há que haver uma responsabilidade pessoal de cada um”, advertiu Júlio Lopes.

Júlio Lopes insistiu no apelo ao bom senso e responsabilidade da camada jovem, ao mesmo tempo que manifestava preocupação especialmente com relação às pessoas idosas e vulneráveis que padecem, por exemplo, de cancro, diabetes, tensão arterial ou outras doenças crónicas, podendo correr sérios riscos de serem infectadas pela covid-19.

“Os jovens são um grande vector de transmissão da covid-19. Podem não apresentar sintomas, ou ter sintomas leves, e mesmo assim transmitir a doença. Então devem proteger a si mesmos, a sua família e a comunidade, porque a covid-19 é uma doença contagiosa e pode levar à morte”, acautelou, reiterando que se as pessoas não colaborarem “será difícil” o sucesso.

Pediu, por fim, aos jovens para estarem mais atentos para evitar o alastramento da covid-19 na ilha.

“Muitos jovens estão a cumprir, mas também muitos não querem cumprir. Devem ficar mais atentos, reforçar as atenções, prevenirem-se para não levarem a doença para a casa”, reiterou.

“Até agora não temos casos de óbitos, mas se abandalharmos, permitirmos que a doença da covid-19 chegue aos nossos velhos e pessoas vulneráveis (…), é claro que vamos ter óbitos no Sal”, precaveu o autarca.

A ilha do Sal conta neste momento com 23 casos positivos e 263 pessoas em quarentena.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 413 mil mortos e infectou quase 7,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

Fonte: Sapo.cv


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *