Current track

Title

Artist

Background

Cabo Verde já fez mais de 21 mil testes de virologia e anticorpos

Written by on 16/06/2020

Cabo Verde já fez mais de 21 mil testes de virologia e de anticorpos para deteção do novo coronavírus, disse ontem, 15, o diretor nacional de Saúde, indicando que cerca de 14 mil foram realizados na cidade da Praia.

Em conferência de imprensa para fazer o ponto de situação da pandemia no país, Artur Correia disse que, no caso dos testes rápidos, realizados em massa na cidade da Praia, o principal foco da covid-19 no país, têm ajudado aos serviços de saúde na triagem, nos estudos e esclarecer diagnósticos.

“Aqui na Praia estamos a enfrentar o avanço da epidemia e tínhamos de acelerar a deteção precoce de casos, para podermos manter as pessoas isoladas e podermos controlar mais rapidamente os casos aqui na Praia. E de facto esses testes têm ajudado muito”, salientou.

O responsável de saúde disse que dois por cento dos testes rápidos deram resultado positivo para pesquisa de anticorpos, que depois foram submetidos a testes de virologia (PCR) para detetar o novo coronavírus.

No caso dos testes de virologia, o país tem neste momento dois laboratórios, na cidade da Praia (ilha de Santiago) e no Mindelo (ilha de São Vicente).

Na conferência de imprensa, Artur Correia disse que alguns privados já estão a fazer testes rápidos e avançou que “brevemente” a Universidade Pública de Cabo Verde (Uni-CV) vai passar a realizar testes de virologia, para apoiar a resposta das autoridades de saúde.

Também disse que será instalado um centro de diagnóstico na ilha do Sal, em parceria com privados.

“Isso tudo constitui um aumento de resiliência do país, aumento da nossa capacidade de resposta para podermos estar cada vez mais preparados e respondermos de forma eficaz nesta luta contra a covid-19″, afirmou o diretor nacional de Saúde.

Do total de testes de virologia realizados até agora, 759 deram resultado positivo, em casos nas ilhas de Santiago (622), Sal (64), Boa Vista (57), São Vicente (10), Santo Antão (04) e São Nicolau (02).

Do total, dois doentes foram transferidos para os seus países, registam-se 361 dados como recuperados, 59 deles hoje, perfazendo um total de 390 doentes ativos em todos o arquipélago, ainda segundo o diretor nacional de Saúde.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 433 mil mortos e infetou mais de 7,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Fonte: Sapo.cv


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *