Current track

Title

Artist

Background

Santo Antão: Lixo hospitalar colocado em contentores da cidade causam mal-estar na Ribeira Grande

Written by on 16/06/2020

Uma caixa com lixo hospitalar foi encontrada ontem, dia 15, na via pública, perto dos contentores de recolha do lixo , na cidade da Ribeira Grande. O facto que está a causar indignação nas redes sociais.

A denúncia, que explicitava que “os testes de covid-19 estavam espalhados pelo chão da cidade” da Ribeira Grande, foi feita por uma cidadã desta cidade na sua página nessa rede social e o facto já mereceu a condenação de vários comentadores que “exigem a tomada de medidas” para “assacar responsabilidades”.

Contactada pela Inforpress, a delegada de Saúde da Ribeira Grande, Florentina Lima, manifestou-se “indignada” com o sucedido, mas garantiu que o lixo em causa “não é produto dos testes rápidos” realizados na Ribeira Grande, que têm uma “eliminação específica”.

“Não se trata de lixo produto dos testes que estivemos a fazer”, garantiu a delegada de Saúde da Ribeira Grande.

Florentina Lima explicou que o lixo que esteve exposto em local não apropriado “veio do laboratório do hospital e não dos testes rápidos” e que a “responsabilidade do acontecido é da empresa contratada para fazer a recolha e a deposição do lixo hospitalar em local apropriado”.

“A pessoa que devia fazer a recolha desse lixo usou a ‘lei do menor esforço’ e em vez de o levar para o lugar próprio decidiu colocá-lo num contentor qualquer”, disse Florentina Lima.

A mesma fonte explicou que o hospital tem um “ponto de lixo” próprio em local adequado nas suas instalações, e os resíduos aí produzidos devem seguir directamente para a lixeira.

Segundo Florentina Lima, trata-se de lixo contaminado que requer cuidados especiais e é por isso que o hospital contratou pessoal para a sua remoção e eliminação em local adequado, na lixeira que serve a cidade.

Fonte: Sapo.cv


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *