Current track

Title

Artist

Background

Estar ao sol sem chapéu “pode causar danos no funcionamento do cérebro”

Written by on 23/06/2020

Investigadores da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, alertam que a exposição ao sol sem usar chapéu pode provocar danos sérios nas funções cerebrais.

Oprofessor Lars Nybo, que liderou a pesquisa, disse: “dispomos de provas científicas que a exposição direta à luz solar – sobretudo na cabeça – impacta a capacidade motora e cognitiva, pode sobretudo causar danos no funcionamento do cérebro”. 

“Adicionalmente, o declínio da performance motora e cognitiva foi observada em temperaturas de 38.5 graus centígrados, o que corresponde a um grau mais baixo da temperatura corporal, comparativamente a informações divulgadas em estudos anteriores – o que corresponde a uma diferença substancial”, afirmou. 

No estudo, os investigadores analisaram oito homens ativos e saudáveis, de idades compreendidas entre os 27 e os 41 anos, aos quais foi pedido que completassem testes motores e cognitivos enquanto lâmpadas incidiam sob partes distintas dos seus corpos. 

Os testes revelaram que os homens registaram uma performance pior quando as lâmpadas estavam posicionadas por trás, nos lados e no topo das suas cabeças. 

Tal indica, segundo os cientistas dinamarqueses, que passar demasiado tempo ao sol sem proteção pode prejudicar o funcionamento do cérebro. 

Os investigadores salientam que os dados apurados têm implicações preocupantes para pessoas que trabalham ao ar livre, incluindo profissionais nas áreas da construção, transportes e agricultura. 


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *