Current track

Title

Artist

Background

O leitor perguntou: Estou a fazer dieta, posso comer batata?

Written by on 24/06/2020

A crença popular dita que se está a tentar perder peso deve evitar comer batata. Mas, é realmente verdade?

Amaioria de nós crê que devemos excluir a batata da alimentação se estamos a fazer uma dieta de restrição calórica e pretendemos emagrecer. Tal crença deve-se sobretudo ao facto de que o alimento é rico em hidratos de carbono, explica um artigo publicado no site especializado Medical Daily. 

Todavia, e como acontece com muitas crenças populares, evitar comer batata se está a tentar perder peso é uma ideia sem qualquer fundamento. Aliás, cada vez mais pesquisas demonstram que a sua ingestão deve ser parte integrante de uma dieta saudável. 

Adicionalmente, a ideia de que a batata é prejudicial para o processo de emagrecimento advém principalmente dos diferentes processos de confeção – e sim a batata frita, quer seja de pacote ou caseira aumenta o risco de desenvolvimento de várias doenças além do ganho de peso. 

Mais ainda, comer batata – cozida ou assada – não só é permitido, como pode de facto ajudar a emagrecer enquanto aumenta a massa muscular e a força. Isto porque as batatas são consideradas vegetais ricos em amido, repletas de hidratos de carbono saudáveis. E como se não bastasse, o alimento é rico em proteína, o que por sua vez aumenta os níveis de saciedade. 

Segundo um estudo realizado pela Universidade de McMaster, no Canadá, o consumo de batata é benéfico para quem sofre de hipertensão, fortalece o sistema imunitário, melhora a digestão e mantém o coração saudável. 


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *