Current track

Title

Artist

Background

Como posso saber se o meu gato está doente? Quatro sinais

Written by on 25/06/2020

Seja qual for a raça do gato, o mais provável é que em algum momento da sua vida ele adoeça.

Conforme reporta a publicação especializada PeritoAnimal, a obrigação dos donos é ajudá-los a manterem-se saudáveis. Não só é essencial que o gato tome todas as vacinas obrigatórias, assim como o tutor deve levar o animal a uma visita semestral ou anual ao veterinário. 

O PeritoAnimal dá algumas dicas de sinais que indicam que o seu gato está doente:

1. Alterações no aspeto e comportamento

Quando os felinos estão doentes, geralmente ficam fracos, apáticos e sem ânimo. O bicho tende ainda a dormir mais do que o costume. 

A súbita perda de apetite é outro sinal de que algo se passa. Perante este cenário, é fundamental que o gato se mantenha hidratado. Caso recuse beber água leve-o de imediato ao veterinário – isto porque quando este animal é envenenado não come nem bebe, por sentir dores agonizantes no estômago. 

2. Febre

No caso de febre o focinho do animal tende a ficar seco e quente, e o pelo sem brilho. Use um termómetro para medir a temperatura anal do gato. Se for superior a 39ºC o seu estado é febril e deverá levar o bicho ao veterinário. 

3. Fezes e urina

Monitorize a regularidade com que o gato urina, uma vez que poderá ter algum problema renal ou de bexiga. Tenha atenção e verifique se o gato urina fora da caixa de areia. O comportamento incomum pode indicar que está a ter problemas em urinar, e pode ser um sinal de alguma condição renal. 

4. Ronronar forte

Se o ronronar do felino é intenso e fora do normal, tal é um sintoma de que não se sente bem e está a tentar ‘dizer-lhe’ precisamente isso.

Se isto ocorrer, apalpe suavemente todo o seu corpo e procure inflamações, altos ou feridas. Mais uma vez, meça-lhe a temperatura e leve-o ao veterinário o mais rapidamente possível. 


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *