Current track

Title

Artist

Background

Estas são as máscaras mais eficazes para combater a Covid-19, diz estudo

Written by on 02/07/2020

De acordo com uma equipa de investigadores, as máscaras caseiras com diversas camadas de tecido são as mais indicadas contra o SARS-CoV-2.

Qual é a eficácia das diferentes máscaras? Num artigo publicado esta terça-feira na revista científica Physics of Fluids, uma equipa com cientistas da Universidade Atlântica da Florida, nos Estados Unidos, afirma que qualquer tipo de máscara é mais eficaz do que andar desprotegido. Ainda assim, há umas melhor do que outras e o seu uso deve ser aliado ao distanciamento social e lavagem frequente das mãos.

Assim, os investigadores procuraram entender como máscaras de diferentes materiais e formas bloqueiam as gotículas que nos saem boca. Para isto, com a ajuda de um manequim, procederam a uma simulação de tosse e espirros e usou-se um laser para detectar as trajectórias das gotículas.

Com esta experiência, foi possível verificar que, sem máscara, as gotículas são projetadas para mais longe do que os dois metros recomendados.

Já as máscaras caseiras com dobras feitas a partir de um lenço de algodão ou as coberturas em forma de bandana usadas como máscaras praticamente não funcionam. No primeiro caso, as gotículas iam até cerca de 38 centímetros, e no segundo as gotículas conseguiram viajar pouco mais de um metro.

Por outro lado, de acordo com o estudo, as máscaras caseiras com duas camadas de tecido de algodão e as máscaras em forma de cone vendidas em muitas farmácias eram mais eficazes. No primeiro caso, as gotículas viajaram cerca de 6,35 centímetros e, no segundo cerca de 20 centímetros. 


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *