Current track

Title

Artist

Background

Primeiros doentes de Covid-19 em Wuhan continuam com problemas pulmonares

Written by on 07/08/2020

Doentes dizem ainda que se sentem estigmatizados pela sociedade.

Meses depois, aqueles que terão sido alguns dos primeiros doentes de Covid-19 em Wuhan, na China, continuam a sofrer de problemas pulmonares.

Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo pelo médico Peng Zhiyong, diretor da unidade de cuidados intensivos do Zhongnan Hospital of Wuhan University, e que levanta preocupações com as consequências, a longo prazo, da doença.

Os que participaram no estudo reportaram que sentem perdas de energia, enquanto cerca de 50% dizem sofrer de sintomas de depressão, sentindo-se estigmatizados pela sociedade, e relatando que não podem regressar a uma vida normal, adianta o The Times.

O médico iniciou a sua investigação em julho, sendo que está a acompanhar 107 pacientes com uma idade média de 59 anos. Todos eles sofreram de uma pneumonia viral e foram entubados durante as fases iniciais da pandemia. Durante três meses, o investigador percebeu que 90% dos pacientes ainda apresentava danos pulmonares.

Entretanto, 10% já não têm o anticorpos à Covid-19, o que leva a questionar se a imunidade à doença é permanente ou temporária.

“Os resultados mostram que o sistema imunitário dos doentes ainda está a recuperar”, afirma Peng Zhiyong.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *