Current track

Title

Artist

Background

Beber chá quente no verão arrefece o corpo. A ciência explica o paradoxo

Written by on 13/08/2020

Durante os dias mais quentes a tendência é de ingerir bebidas mais frias, no entanto – e ao que parece – está errado!

Surpreendentemente, e segundo a ciência, beber líquidos quentes, tais como chá ou café quando está calor pode ser a melhor opção. 

Um estudo realizado em 2012 por investigadores da Universidade de Ottawa, no Canadá, analisou o efeito resultante do consumo de bebidas quentes na temperatura corporal. 

Os resultados revelaram que beber algo quente pode arrefecer o corpo, porém apenas em condições caracterizadas por tempo seco. 

Em declarações à revista norte-americana Smithsonian Mag, Ollie Jay, médico e um dos autores do estudo, explicou: “se ingere uma bebida quente, tal resulta numa menor quantidade de calor acumulada no interior do corpo, além de que o suor adicional que é produzido ao bebê-la evapora”. 

Por outras palavras, quando consome um líquido quente, começa a transpirar mais. À medida que esse suor se evapora, o corpo arrefece, ao compensar o calor adicional proveniente do fluído. 

Assim que o suor começa a evaporar-se da superfície da pele, remove o excesso de calor convertendo a água do líquido em vapor. 

Contudo, em condições húmidas o efeito de arrefecimento é menos eficaz, e ingerir bebidas quentes não vai de todo ajudá-lo.

Jay elucidou: “num dia muito quente e húmido, se está a vestir muitas camadas de roupa, ou se está a transpirar ao ponto de escorrerem gotas de suor e este não se evapora da superfície da pele, então beber algo quente é uma má ideia”. 

“A bebida quente acrescenta ainda um pouco mais de calor ao corpo, como tal o suor não vai auxiliar a evaporação. Opte por uma bebida fria”.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *