Current track

Title

Artist

Background

Vacina da Pfizer e BioNTech causa resposta imune em testes de fases 1 e 2

Written by on 13/08/2020

Uma das vacinas na corrida contra a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, é a BNT162b1, formulada pelas farmacêuticas BioNTech, da Alemanha, e Pfizer, dos Estados Unidos.

Uma pesquisa publicada na revista Nature, e divulgada na revista Galileu, revela que a vacina internacional BNT162b1 demonstrou ser segura nas duas primeiras fases de testes. De acordo com os investigadores, os voluntários registaram uma resposta imunológica “robusta” após receberem o imunizante. 

Na primeira etapa 45 adultos saudáveis, entre os 18 e 55 anos, receberam a vacina. Entre esses indivíduos, foram administradas duas injeções a 24, uma de 10 µg e outra 30 µg. Entretanto, 12 tomaram uma injeção única de 100 µg e nove receberam duas doses de um placebo.

Posteriormente, os indivíduos foram testados para determinar ou não a existência nos seus organismos de anticorpos neutralizantes – o resultado foi positivo. Quem recebeu o imunizante demonstrou ter uma quantidade de 1,9 a 4,6 vezes superior de anticorpos neutralizantes, relativamente aos voluntários que foram diagnosticados com Covid-19.

Mais ainda, não se registaram efeitos secundários significativos. 

“As reações locais e eventos sistémicos dependeram da dose, geralmente leves a moderados e transitórios”, afirmaram os investigadores.

De acordo com a revista Galileu, a vacina opera como um RNA mensageiro, por outras palavras o material genético do vírus que permite a sua multiplicação. A vacina foca a sua atenção num dos receptores essenciais para a operacionalidade do novo coronavírus, nomeadamente o ponto de ligação ao receptor (RBD).

Contudo, os dados apurados ainda não são conclusivos e é imperativo concluir a terceira fase do estudo. A ideia é vacinar 30 mil indivíduos para avaliar a longevidade da vacina e possíveis efeitos secundários. 


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *