Current track

Title

Artist

Background

Investigadores norte-americanos criam a máscara perfeita. Saiba tudo

Written by on 07/09/2020

Uma equipa de cientistas dos EUA formulou um modelo de máscara que junta conforto, proteção e eficiência na filtração de partículas de aerossóis.

Cientistas do do Instituto de Tecnologia da Georgia desenvolveram um modelo de máscara que combina um material capaz de filtrar partículas de aerossóis com outro tipo que se expande nas partes laterais da face, avança um artigo publicado pela revista Galileu. 

Mais ainda, ganchos e fechos promovem a constância do acessório prendendo-o eficientemente por trás da cabeça. A máscara dispõe igualmente de um bolso que comporta um filtro adicional – pronto para ser colocado se o utilizador assim o entender. 

Segundo os investigadores, até ao momento e tendo em conta os testes realizados, depois de ser submetida a 20 lavagens a máscara não encolheu ou se deformou. 

“Se pretendemos reabrir a economia e pedir às pessoas que retornem ao trabalho, precisamos de uma máscara que seja confortável e eficaz”, salienta Sundaresan Jayaraman, professor no instituto, num comunicado emitido à imprensa.

“Adotamos uma abordagem baseada em ciência para desenvolver uma máscara melhor e estamos muito animados para que as pessoas possam usá-la”, acrescenta. 

“Se não posiciona a máscara corretamente e de maneira fácil, tem que ficar a mexer nela. Vemos a toda a hora na televisão as pessoas a ajustar a máscara e a deixá-la cair abaixo do nariz”, pondera Jayaraman relativamente à funcionalidades das máscaras usadas atualmente. 

A nova (e revolucionária) máscara

Conforme explica a Galileu, o modelo inovador desenvolvido pelo professor Jayaraman e pela cientista Sungmee Park prende na parte de trás do crânio e, à frente, protege a boca e o nariz devido à presença de um material capaz de reter partículas de aerossóis. Barreira essa concebida a partir de um tecido sintético que absorve a humidade, garantindo o máximo conforto e bem-estar (tecido que é usado na confeção de roupas desportivas). 

O trabalho dos académicos foi publicado no The Journal of The Textile Institute sendo que, no artigo, os Jayaraman e Park dão instruções para que os fabricantes consigam eles próprios criar facilmente as novas máscaras. 


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *