Current track

Title

Artist

Background

Cabo Verde está “num bom caminho” para produção do inimigo natural – Governante

Written by on 25/09/2020

Ministro de Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, defende que quanto à produção do inimigo natural para o combate da praga da lagarta do cartucho o país se encontra “num bom caminho” .

Este governante que esta de visita a ilha Brava, acentuou que na sub-região , Cabo Verde é dos “poucos” que já possui uma capacidade de produção laboratorial de um inimigo natural da lagarta de cartucho em algum ponto do seu ciclo de reprodução.

Assegurou que o ministério trabalhou “fortemente” na formação dos técnicos e identificação de produtos biológicos que podem efectivamente combater as pragas e de outras técnicas, falando de “armadilhas” para a borboleta que sai da própria lagarta para o estado adulto desta praga.

Segundo a mesma fonte, desde o início adoptaram uma abordagem de luta integrada, que implica a combinação de um conjunto de métodos para atingir um equilíbrio nos agro-sistemas tal qual se pensou no início e se recomenda a nível internacional.

Gilberto Silva realçou que “não é nada que seja problema exclusivamente cabo-verdiano”, porque, lembrou, há dois anos a praga tomou conta do continente africano e já se encontra no continente asiático.

Sublinhou que a nível internacional já se lançou um grande programa do combate à lagarta e Cabo Verde inseriu-se nesta “dinâmica” e o que tem sido feito até agora, segundo este governante, vai ter que ser reforçado, acreditando que vai-se “poder controlar a lagarta do cartucho do milho no contexto da agricultura cabo-verdiana”.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *