Current track

Title

Artist

Background

Estudo aponta que 68% dos 30 mil visitantes dos museus de Cabo Verde são turistas – IPC

Written by on 28/09/2020

O estudo de perfil e nivel de satisfação dos visitantes dos museus de Cabo Verde aponta que 68 por cento (%) dos 30 mil visitantes dos museus do País (em 2019) são turistas e apenas 13% são nacionais.

A directora dos Museus, Ana Samira Baessa, esclareceu a inforpress, que o estudo tem por propósito evidenciar o perfil de quem são os visitantes dos museus e como o avaliam, identificando soluções para reforçar a relação museu/público, visando o cabal cumprimento da sua missão científica educativa e pedagógica.

Acrescenta que a realização deste estudo, enquadra-se numa estratégia de aproximação dos museus ao sector do turismo, reconhecendo o potencial de cada estrutura na diversificação da oferta turística e na singularização do território onde estão inseridos.

De acordo com a mesma fonte, o museu mais visitado é o Museu da Resistência, no concelho do Tarrafal, que representa 40% do total das visitas, sendo o público predominante os turistas.

Já o museu menos visitado é o Núcleo Cesária Évora, em São Vicente, que representa apenas 03% do total dos visitantes, embora, assegurou, é o museu mais visitado pelo público nacional.

Os resultados deste estudo vão permitir ainda o alinhamento das políticas públicos nos domínios dos museus, com vista a dinamizá-los no contexto do desenvolvimento sustentável do país, em particular nos sectores da educação e do turismo.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *