Current track

Title

Artist

Background

Missão da Hungria apoia Cabo Verde na montagem de mobilização de água

Written by on 01/10/2020

Missão da Hungria apoia Cabo Verde na montagem do projecto de mobilização de água para a agricultura. Uma equipa técnica da Hungria encontra-se em Cabo Verde para apoiar o país na montagem do projecto de mobilização de água para a agricultura, no quadro da linha de crédito de 35 milhões de euros (3,8 milhões de contos).

Conforme presidente do conselho de administração da Agência Nacional de Água e Saneamento, Miguel da Moura, esta equipa está no país para ajudar as autoridades nacionais a escolher os locais onde o projecto vai ser implantado, bem como as tecnologias a serem instaladas.

O projecto tem duas componentes, designadamente a dessalinização da água salobra e a reutilização das águas residuais, a partir das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

No entanto, Miguel da Moura adiantou que as autoridades nacionais já têm identificados cerca de 60 furos nas várias localidades onde a água está salobra. Igualmente já foram identificadas as ETAR de Santiago, São Vicente, Maio e Boa Vista como sendo possíveis locais para implantação do projecto.

Com este projecto o Governo pretende aumentar a disponibilidade da água para o sector da agricultura a um preço mais reduzido, de forma a tornar o sector mais competitivo e aumentando a sua cadeia de valor no processo produtivo em Cabo Verde.

O projecto vai ser gerido pela empresa Águas de Rega e a intenção, segundo Miguel da Maura, é que seja o sector agrícola, depois de transformado, o financiador do pagamento da linha de crédito de 35 milhões de euros concedidos pela Hungria.

O projecto vai ser lançado nos próximos dias e a previsão é que dentro de quatro anos esteja completamente implementado.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *