Current track

Title

Artist

Background

Santo Antão: Queijo do Planalto Norte de regresso ao mercado local e nacional

Written by on 02/10/2020

Queijo do Planalto Norte do Porto Novo, em Santo Antão, considerado património mundial do gosto, volta ao mercado local e nacional, depois dos constrangimentos provocados pela covid-19.

A informação foi avançada pela direcção da cooperativa dos criadores de montanha que está, há quinze anos, a distribuir e comercializar o queijo produzido pelos criadores do Planalto Norte, classificado pela fundação Slow Food (Itália) entre os melhores queijos do mundo.

Essa cooperativa, já com 15 anos de existência, através de uma nota, avançou que o produto está de volta ao mercado local e nacional, sendo, também, o propósito dos produtores a sua exportação para mercados internacionais, “num futuro próximo”.

Conforme os produtores, passará antes pela certificação deste queijo, que já marcou presença em várias edições da feira mundial do gosto, que tem lugar, anualmente, em Itália, numa organização da fundação Slow Food.

No Planalto Norte do Porto Novo, além do queijo fresco, produz-se também o queijo curado, ambos fabricados de forma tradicional, os quais têm suscitado interesse de empresas internacionais que actuam no ramo de produção e comercialização do queijo.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *