Current track

Title

Artist

Background

Atraso na queda das chuvas e praga da lagarta do cartucho do milho preocupam agricultores do Maio

Written by on 06/10/2020

Agricultores maienses dizem-se “preocupados” com o ressurgimento da praga da lagarta do cartucho do milho, que coloca em risco a cultura na ilha, bem como o atraso na queda das chuvas para garantir o ano agricola.

Essa preocupação é extensiva a todas as zonas do interior da ilha do Maio, em que os lavradores estão, também, preocupados com a ação daninha da praga de lagarta do cartucho do milho, que está a atacar toda a cultura do milho.

Afirmam terem contactado a Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) sobre esta situação e que foram informados de que só a partir desta semana é que vai estar disponível a pesticida na ilha.

Os lavradores manifestam ainda que a proliferação de lagartos nas localidades precisa de ser atacada “o mais urgente possível”, porque consideram ser um risco tanto para as plantações como para o pasto.

O agricultor Escolástico Oliveira declarou que na localidade de Morrinho a situação está a tornar-se preocupante, tendo em conta que a praga de lagarta do cartucho do milho está a atacar “com intensidade” o cultivo do milho, e afiançou que caso a situação continuar a produção deste ano está em risco.

Agricultor disse, por outro lado, que a vegetação está num bom estado de desenvolvimento e que estão a aguardar pelo menos uma chuva em quantidade razoável para puderem ter garantia de um bom ano agrícola, caso as pragas forem combatidas a tempo.

Conforme apurou a Inforpress, a Delegação do MAA já está no terreno a distribuir pesticida aos lavradores que entraram em contacto com aquela instituição para realizarem o combate, e informam que é preciso que os agricultores entrarem em contacto para que possam ser contemplados.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *